segunda-feira, 16 de março de 2009

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: 79 PARTICIPANTES NA MARINHA GRANDE


Da Marinha Grande chega-nos um relato vivido e sentido de Hélder Ferreira, o grande responsável pela equipa do COC que levou a cabo esta organização inserida no Dia Nacional da Orientação.

“Um dia bem orientado…” foi o que aconteceu na Marinha Grande!

Como tínhamos previsto, dividimos a actividade em duas partes distintas em duas áreas também distintas. Procurámos assim que este Dia pudesse ser para todos, dos 4 aos 90 anos, tentando agradar aos apaixonados pela floresta e, simultaneamente, criar uma “montra viva” da modalidade, num espaço de lazer fortemente frequentado por famílias completas.

Aproveitando o belo mapa de Pedreanes e a estrutura já montada dos nossos campos de treino, proporcionámos um manhã de desafio constante, pelo interessante relevo e pelos meandros da “desconhecida” floresta.

De tarde, o Parque da Cerca aguardava-nos para o que seria uma verdadeira aventura para os jovenzitos que nunca tinham experienciado a nossa actividade, “corrida tão original” como dizia alguém que passava a ver os miúdos com mapa na mão procurando aquelas coisas laranjas.

Junto ao parque de diversões das crianças, montámos um percurso da Escolinha do COC, que serviu para despertar a curiosidade aos mais jovens que de longe olhavam desconfiados. Havia ainda mais três percursos com dificuldade progressiva de forma a dar continuidade ao percurso mais simples e/ou permitir aos restantes participantes acelerar no belo relvado do Parque da Cerca.

Participaram na nossa actividade 79 pessoas, entre crianças ao colo com os pais, crianças a darem os seus primeiros passos, jovens da escola, os pais, os avós e os nossos atletas que deram uma cor animada no parque.

Tal como já tínhamos feito em Leiria nos últimos dois anos na Cidade sem carros, esta actividade veio provar que é sem dúvida um dos passos mais importante para o desenvolvimento / divulgação da nossa modalidade, onde os jovens têm o seu primeiro contacto, gostam e querem repetir, e daqui até à floresta é só um pequenito passo…

De referir, por último, que participaram no Parque do Colonialismo, ao longo da semana, 304 alunos do Agrupamento de Escolas Guilherme Stephens, nas respectivas aulas de Educação Física.

Acreditamos, que os futuros Dia Nacional da Orientação serão ainda mais conseguidos e participados. Para isso o nosso compromisso de que tudo faremos para estar em simultâneo em 2 ou 3 locais, com estruturas leves mas que tal como a de ontem sirvam na plenitude os objectivos que se pretendem.

Leiria e Marinha Grande serão locais onde marcaremos seguramente presença no Dia Nacional da Orientação 2010.

Todos juntos faremos a tal grande Festa Nacional da Orientação, com grande repercussão nacional…”







[fotos gentilmente cedidas por Hélder Ferreira]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: