sábado, 14 de março de 2009

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO: 20 JOVENS EM ÉVORA


Testemunhos deste Dia Nacional da Orientação chegam agora de Évora. Um conjunto de observações, da autoria de Jaime Torres, que encerram em si uma reflexão profunda e plena de oportunidade.

“O Dia Nacional da Orientação teve uma participação aquém da esperada. Com cerca de 100 atletas inicialmente pré-inscritos, o número ficou-se pelos 20, isto porque duas escolas não conseguiram à última da hora obter transporte. Este é um problema recorrente, uma vez que as Câmaras têm já compromissos com outras modalidades desde o início da época desportiva, e como sabemos as alternativas são pouco viáveis, mais a mais no cenário em que hoje nos encontramos.

A comemoração deste dia faz todo o sentido e deve estar calendarizada desde o início da época desportiva. Às escolas deverá chegar um cartaz ou um panfleto alusivo às actividades a realizar neste dia e na região onde estas se encontram, sendo que seria interessante existir uma coordenação entre a Federação e os clubes no sentido de proporcionar uma maior visibilidade desta modalidade e se possível uma formação prévia de professores.

Não será fácil incentivar e envolver os professores neste tipo de iniciativas, uma vez que o retorno é pouco e não há, no geral, a valorização do trabalho extra desenvolvido. No entanto, o caminho a seguir para que a modalidade tenha maior expressão ao nível escolar é este, o de dar maior visibilidade, o de realizar actividades multidisciplinares onde a Orientação seja um veículo potenciador da prática desportiva, no fundo de uma vida mais saudável.”

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: