sábado, 7 de março de 2009

DANIEL HUBMANN: UM RETRATO


Daniel Hubmann nasceu na Suiça, em 16 de Abril de 1983. Começou a praticar Orientação aos 11 anos de idade e três anos mais tarde alcançou o seu primeiro título individual, sagrando-se campeão nacional suíço de Distância Média no escalão H14.

No ano de 1999 representa pela primeira vez as cores do seu país numa grande competição internacional, alcançando o 2º lugar na prova de Distância Longa e o 4º lugar nas Estafetas do Campeonato da Europa de Jovens, em Leipzig (Alemanha). Em 2001 conquista em França os títulos de Campeão Europeu Junior de Estafetas e de Distância Longa, repetindo o feito no ano seguinte e acrescentando-lhe ainda o título de Campeão Europeu de Sprint. Ainda em 2002, sagra-se Campeão Mundial Junior de Estafetas e de Distância Longa (Alicante, Espanha).

No dia 2 de Março de 2002 disputa a sua primeira prova WRE (pontuável para o ‘ranking’ mundial de Orientação) alcançando o 8º lugar no II Trofeo Rutas del Quijote, em Ciudad Real (Espanha) e entrando directamente para o 707º lugar do ‘ranking’ mundial da modalidade. A sua primeira vitória numa prova WRE ocorre quase dois anos mais tarde, em 22 de Fevereiro de 2004, precisamente em Évora, no decurso do Portugal O’Meeting. Os pontos amealhados com essa vitória e com o 2º lugar no IV Open da Nazaré, na semana seguinte, levam-no a “pular” 520 lugares no ‘ranking’, fixando-se na 228ª posição.

No dia 1 de Maio de 2004, Daniel Hubmann ascende ao top-100 mundial, chegando ao top-10 em 25 de Junho do ano seguinte. Nesse ano de 2005, vence a prova de Sprint da final da Taça do Mundo, subindo ao 2º lugar do ‘ranking’ mundial. O título de Vice-Campeão do Mundo de Sprint, em 2006 (Aarhus, Dinamarca), vê o suíço chegar, finalmente, ao primeiro lugar do ‘ranking’ mundial, precisamente a 1 de Agosto, o Dia Nacional da Suiça. Esta liderança, porém, viria a durar escassos 66 dias quando, a 4 de Outubro de 2006, o francês Thierry Gueorgiou retomou um “reinado” que se iniciara em 16 de Abril desse ano, mantendo-se nessa posição durante as 98 semanas seguintes.

Em 2008, Daniel Hubmann conquista os títulos mais saborosos da sua carreira, ao vencer a prova de Distância Longa do Campeonato do Mundo (Olomouc, República Checa) e as provas de Sprint e Distância Média da final da Taça do Mundo (Zurique, Suiça). No dia 30 de Agosto de 2008 reconquistou a liderança do ‘ranking’ mundial, posição que reforçou com o recente 3º lugar na prova de Distância Média do XI Meeting de Orientação do Centro, disputado em Pataias (Alcobaça), no passado dia 28 de Fevereiro.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: