domingo, 22 de março de 2009

CAMPEONATO REGIONAL DA DRELVT EM ORIENTAÇÃO: MIGUEL FERREIRA AGIGANTOU-SE

.
Decorreu no Entroncamento, na passada sexta-feira e no dia de ontem, o Campeonato Regional da DRELVT (Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo) em Orientação. Organizada pela Equipa de Apoio às Escolas do Médio Tejo, com o apoio do CLAC - Clube de Lazer, Aventura e Competição para a Área Técnica, a prova apurava os alunos e equipas melhor classificados os Nacionais de Desporto Escolar que terão lugar em Setúbal, de 22 a 24 de Maio.

As provas decorreram no Mapa do Bonito (cartografado em 2000 e revisto em Janeiro de 2009), à escala 1:10 000, em terreno de boa progressão, excelente rede de caminhos, alguma vegetação rasteira em mapas de eucalipto e pinheiro e declive médio. A prova de Distância Média do primeiro dia contou com a participação de 90 alunos, ao passo que a prova de Distância Longa do último dia teve a presença de 88 alunos, em representação de 17 estabelecimentos de ensino e distribuídos por 4 escalões de competição (Iniciados e Juvenis, Masculinos e Femininos).


Vera Alvarez e Mariana Moreira “intratáveis”

Começando precisamente pelo escalão de Iniciados Femininos, Vera Alvarez (EB 2,3 Sarrazola) mostrou bem o porquê de ser a Campeã Mundial de Distância Média ISF (Edimburgo, 2008). Na verdade, o seu domínio foi esmagador, vencendo a prova de Distância Média (2,2 km e 11 pontos de controlo) em 19.43. Inês Gonçalves (ES Entroncamento) foi a segunda classificada, a 9.52 de diferença da vencedora. Mas se no primeiro dia as coisas foram como foram, então no segundo dia nem se fala!... Vera Alvarez fez 26.57 na prova de Distância Longa (3,0 km e 14 pontos de controlo), deixando Mariana Simões (ES Palmela) a 19.41 de distância. Com 2000 pontos, Vera Alvarez sagrou-se campeã regional e assume-se como a mais forte candidata ao título nacional. Inês Gonçalves (ES Entroncamento) ocupou o segundo posto com 1178,9 pontos, enquanto Maria Firmino (EB 2,3 Sarrazola) foi a terceira classificada com 1156,1 pontos.

No sector de Juvenis Femininos, registou-se igualmente um domínio muito grande por parte de Mariana Moreira (ES Santa Maria), sobretudo no primeiro dia de provas. Com efeito, a atleta gastou 31.51 para cumprir os 3,5 km de prova e 12 pontos de controlo, deixando a segunda classificada, Marta Ferreira, também da ES Santa Maria, a uma diferença de 17.35 (!). No segundo dia de provas Mariana Moreira repetiu o triunfo com 42.36 (4,7 km e 15 pontos de controlo), seguida da sua colega de equipa Margarida Colares, com 45.11. No cômputo geral, o título regional coube a Mariana Moreira com 2000 pontos, seguida de Margarida Colares e Marta Ferreira, com 1553,1 pontos e 1460,5 pontos, respectivamente.


Triunfos sofridos de Miguel Ferreira e Paulo Pereira

Passando agora ao escalão de Iniciados Masculinos, Luís Silva (ES Pinhal Novo) fez jus ao facto de ser o Vice-Campeão Mundial de Distância Média ISF 2008 e triunfou no primeiro dia com um registo de 25.39 (3,2 km e 12 pontos de controlo). Atrás de si, embora muito perto, classificou-se o promissor atleta Miguel Ferreira (ES Palmela), com um tempo de 27.14. No último dia de provas verificou-se uma inversão na classificação, com Miguel Ferreira a agigantar-se e a ser o mais rápido, cumprindo a prova de Distância Longa (3,7 km e 15 pontos de controlo) em 26.38, contra 31.31 de Luís Silva. No final, Miguel Ferreira chamou a si um título regional particularmente saboroso, com 1941,9 pontos. Luís Silva, com 1845,1 pontos e Oleksandr Zaikin (ES Palmela), com 1376,0 pontos, fecharam o pódio.

À semelhança do que aconteceu com os mais novos, também no escalão de Juvenis Masculinos o vencedor não teve a tarefa minimamente facilitada. Paulo Pereira (ES Pinhal Novo) chamou a si a vitória na prova de Distância Média (3,8 km e 14 pontos de controlo), com um registo de 25.45. Bruno Jesus, da mesma equipa, foi o segundo classificado a distantes 5.53. No derradeiro dia de provas (Distância Longa, 5,2 km e 17 pontos de controlo), Paulo Pereira não foi além do terceiro lugar com 36.55, mas a vantagem angariada na véspera colocou a coberto de qualquer sobressalto. O vencedor foi Pedro Silva, também da ES Pinhal Novo, com 33.32. Paulo Pereira sagrou-se campeão regional com 1908,4 pontos, seguido de Pedro Silva com 1780,3 pontos e de Mykola Zaikin (ES Palmela) com 1637,2 pontos. Refira-se, a título de curiosidade, que Zaikin foi o único atleta a quebrar a hegemonia da ES Pinhal Novo, que meteu seis atletas nos sete primeiros lugares (e este domínio até poderia ser maior se Miguel Mouco não tivesse feito “mp” na primeira etapa, o que não lhe permitiu ir além do 13º lugar final).


Vitórias colectivas bem repartidas

Na classificação colectiva, os triunfos não podiam ser mais e melhor repartidos. A EB 2,3 Sarrazola (Vera Alvarez, Maria Firmino e Beatriz Moreira) foi a vencedora em Iniciados Femininos, com 4148,5 pontos. Em Iniciados Masculinos, o triunfo coube à ES Palmela (Miguel Ferreira, Oleksandr Zaikin e Rodrigo Pedroso) com 4429,3 pontos. Quanto aos Juvenis Femininos, venceu a ES Santa Maria (Mariana Moreira, Marta Ferreira e Margarida Colares), com 5013,6 pontos. Finalmente, em Juvenis Masculinos, a ES Pinhal Novo foi a grande vencedora, com 5199,1 pontos, fruto das pontuações de Paulo Pereira, Samuel Antunes, Miguel Mouco e Fábio Silva.


[fotos gentilmente cedidas por Ricardo Chumbinho]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: