terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

XI TROFEO COSTABLANCA: LIGA ESPANHOLA 2009 ARRANCOU COM PROVA WRE


Numa altura em que se “aquecem os motores” para a grande temporada orientística, os países do Sul da Europa levam a cabo alguns dos seus eventos maiores. Exemplo disso mesmo é o XI Trofeo Costablanca disputado no passado fim-de-semana, na vizinha Espanha.

Organizado pelo Club Orientación Sant Joan, o XI Trofeo Costablanca assinalou o arranque da Liga Espanhola de Orientação Pedestre 2009 e teve lugar em Sant Joan de Alicante e Mutxamel, na Costa Mediterrânica. Incluindo uma prova de Sprint, uma prova de Distância Média WRE e uma prova de Distância Longa, o evento concitou a atenção de oito centenas de atletas, entre os quais o líder do ‘ranking’ mundial, o suíço Daniel Hubmann.

Com o Vale do Sol a fazer jus ao nome pelas boas graças de S. Pedro, a prova de Distância Média, pontuável para o ‘ranking’ mundial da modalidade, teve lugar na manhã de sábado. Num mapa novo, da autoria de Viktor Dobrestov e redesenhado por Chris Terkelsen, os concorrentes depararam-se com um terreno muito técnico, pondo à prova todos os seus recursos. O húngaro Csaba Gösswein (OK Linné) foi o grande vencedor com um tempo de 31.03, deixando atrás de si o italiano Klaus Schgaguler (IFK Lidingo) e o austríaco Gernot Kerschbaumer (HSV Pinkaf), a 1.01 e 1.07 de diferença, respectivamente. Um erro monumental na progressão para o ponto 4 colocou Daniel Hubmann precocemente “fora de combate” e, daí, o 17º lugar com 35.43.

Schgaguler e Gustafsson arrecadam Troféu

A descida acentuada das temperaturas e uma inconveniente chuva miudinha surpreenderam os participantes na prova de Distância Longa de domingo, tornando tudo muito mais complicado. Enquanto alguns atletas optaram por não correr – entre os quais o próprio Hubmann – outros acabaram por ser desclassificados por uma autêntica razia de “mp”. Gösswein acabou por ser um deles, tal como os suecos William Lind (Malungs OK), Mats Troeng (OK Linné) e Ola Martner (Goteborg-M), ou ainda o britânico Scott Fraser (Bawbag OC), respectivamente 4º, 5º, 6º e 7º classificados na véspera. O suíço Sandro Rechsteiner, com o tempo de 1.12.52, foi o mais rápido, deixando atrás de si o espanhol Roger Casal Fernández (Colivenc), com 1.13.36. Klaus Schgaguler voltou a ter excelente desempenho e, com um registo de 1.14.02, chamou a si o 3º lugar na etapa e a vitória no Trofeo. Na classificação final, Schgaguler foi secundado no pódio por Roger Casal Fernández, seguido dos austríacos Gernot Kerschbaumer e Markus Lang, terceiro e quarto classificados, e de outro alicantino do Colivenc, Nestor Rico Mira, na 5ª posição.

Nas senhoras, as suecas Linnea Gustafsson (Visborg OK) e Linna Bäckström (Domnarvets GoIF) mostraram o porquê de serem duas das melhores atletas do mundo e alcandoraram-se aos lugares mais altos do pódio. Bäckström venceu no sábado a prova WRE, mas não foi além da 4ª posição na derradeira jornada, concluindo no 2º posto do Trofeo. Gustafsson somou a vitória na Longa à vitória no Trofeo, depois de ter sido 2ª na véspera. Outra sueca, Lina Strand (Goteborg-M) foi 2ª na Distância Longa e terminou no terceiro lugar da Geral, logo seguida de duas atletas “da casa”, as nossas bem conhecidas Esther Gil (Colivenc) e Annabel Fernández (Badalona-O).

Hubmann e Kindschi vencem prova de Sprint

Entretanto, o XI Trofeo Costablanca abriu na tarde de sexta-feira com uma emotiva prova de Sprint. Para que conste, Daniel Hubmann chamou a si o triunfo na competição masculina, cabendo à sua compatriota Annette Kindschi (A-Team) a vitória na prova feminina. As provas WRE atravessam agora a fronteira rumo a Mora e ao Portugal O’Meeting, já no próximo fim-de-semana, para no último dia de Fevereiro e primeiro de Março repartirem atenções entre as Pataias, com a disputa do XI Meeting de Orientação do Centro, e Almadén de la Plata, com o IOM “Sevilla Dia de Andalucia 2009”, também segunda prova da Liga Espanhola 2009.

Para mais informações sobre o XI Trofeo Costablanca e resultados completos, consulte
http://www.clubosantjoan.org/Pruebas/Santjoan/Costablanca09/Tcbesp/tcbesp.html. Pode ler também os comentários de Klaus Schgaguler, Daniel Hubmann e Emiliano Corona, clicando para tal nos respectivos nomes.

[foto retirada do álbum público de Chris Terkelsen em
http://picasaweb.google.dk/Chris.Terkelsen]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: