sábado, 28 de fevereiro de 2009

XI MEETING DE ORIENTAÇÃO DO CENTRO: É JÁ A SEGUIR!


Ainda não se esgotaram os ecos do Portugal O’Meeting e está aí mais uma prova de grande envergadura para animar o fim-de-semana. Trata-se do XI Meeting de Orientação do Centro que promete inundar o concelho de Alcobaça de muita e boa Orientação.

Depois do WMOC’08 de grata memória, a Orientação ao mais alto nível regressa a Pataias e à histórica mancha florestal do Pinhal do Rei. Organizado pelo Clube de Orientação do Centro, com o apoio da Federação Portuguesa de Orientação, IOF – Federação Internacional de Orientação, Câmara Municipal de Alcobaça e Junta de Freguesia de Pataias, o XI Meeting de Orientação do Centro apresenta algumas propostas irrecusáveis e promete um fim-de-semana intenso da melhor Orientação.

O programa oferece, já a partir das 11h00 de hoje, a prova de Distância Média WRE, pontuável para o ‘ranking’ mundial da modalidade e da Taça de Portugal. Amanhã terá lugar a prova de Distância Longa, esta pontuável apenas para o ‘ranking’ da Taça de Portugal. Revisitando o mapa Pataias WMOC’08, elaborado em Setembro de 2007 e Maio de 2008 e revisto em Dezembro de 2008, aos participantes é proposta uma floresta de pinhal, com reduzida vegetação rasteira e razoável rede de caminhos e com duas zonas claramente diferenciadas, uma predominantemente de grandes detalhes de micro relevo e muito rica tecnicamente, outra marcada por limites de vegetação, com revelo menos detalhado. A noite deste sábado será ainda marcada por uma prova de Sprint Urbano Nocturno em plena Vila de Alcobaça, com a organização a oferecer aos participantes, no final, um sempre apreciado “Porco no Espeto”.

Suiços encabeçam legião de favoritos

Num total de 888 participantes inscritos, 340 são estrangeiros em representação de 16 países. A maior comitiva vem da Suiça, que se fará representar por praticamente todos os seus nomes mais sonantes, embora apenas neste primeiro dia. Matthias Merz, Baptiste Rollier, Marc Lauenstein, Matthias Müller, David Schneider, Lea Müller, Seline Stalder, Angela Wild, Ines Brodmann, Rahel Friedrich, Caroline Cejka e Franziska Wolleb são referências incontornáveis na Orientação à escala mundial, todos eles atletas do top-50 do ‘ranking’ da IOF. E se a estes nomes juntarmos os de Daniel Hubmann (na foto), actual líder do ‘ranking’ mundial, e Simone Niggli, a melhor orientista de todos os tempos, poderemos perceber a dimensão qualitativa que o XI Meeting de Orientação do Centro alcança.

A selecção dinamarquesa marcará igualmente forte presença, com Signe Søes e Rasmus R. Søes, os dois vencedores do Portugal O’Meeting 2009, a encabeçarem uma lista onde pontificam ainda Mikkel Lund, Christian Bobach, Soren Bobach, Ida Bobach, Ane Linde, Signe Klinting e Maja Alm. Grandes animadores do recente POM’09, o eslovaco Lukas Bartak (KOBRA), o romeno Ionut Zinca e os polacos Wojciech Dwojak e Wojciech Kowalski, estes três últimos do GD4 Caminhos, são nomes a ter em conta e que prometem animar até ao último segundo a luta pela vitória no XI MOC. Do lado das senhoras, veremos até que ponto a estoniana Kirti Rebane (Jüriöö OC), a polaca Hanna Wisniewska (Polish Júnior Team) ou a austríaca Thea Lillehof (Áustria Elite) confirmam as excelentes prestações de Mora, de há menos de uma semana atrás.

E quanto aos portugueses

Em terrenos que bem conhecem, será interessante apreciar as prestações dos atletas portugueses face a tão forte concorrência. A “jogar em casa”, Tiago Romão, o actual líder do ‘ranking’ nacional, e Joaquim Sousa, que tão boa conta deu de si no POM’09, encabeçam uma lista onde pontificam ainda outros dois atletas do COC, Celso Moiteiro e Gildo Silva, para além do incontornável Tiago Aires (GafanhOri). Alexandre Alvarez e Miguel Silva (CPOC), Pedro Nogueira (ADFA) e os jovens Diogo Miguel e Jorge Fortunato, ambos do Ori-Estarreja fecham uma lista que promete competição ao rubro e onde Albino Magalhães (GD4 Caminhos), preso por obrigações do foro militar, é a única ausência de vulto. Nas senhoras, mandatório será referir o nome de Raquel Costa (GafanhOri), bem como o das jovens do COC, Patrícia Casalinho, Andreia Silva e Catarina Ruivo, da veterana do OriMarão, Paula Nóbrega e da “regressada” Maria Sá (GD4 Caminhos), todas com uma forte palavra a dizer.

À margem do evento, destaque para a cerimónia de apresentação do livro “O Enigma dos Sacos Trocados”, da autoria de Maria Manuela Ribeiro, cabendo-me a responsabilidade de o apresentar. Será na tarde de hoje, imediatamente antes da Cerimónia de Entrega de Prémios da prova de Distância Média WRE, a qual está agendada para as 15h30. Os dados estão lançados e resta-nos aguardar pelos resultados. Mas como diria o outro, “prognósticos, só mesmo no final.”


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: