segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

THIERRY GUEORGIOU "BISA" NA MADEIRA


Número 2 do ‘ranking’ mundial, o francês Thierry Gueorgiou encerrou com chave de ouro a sua participação nas provas madeirenses. Ontem, no final do VI Meeting de Orientação Ilha da Madeira, confirmou todo o seu favoritismo e voltou a ser dele o lugar mais alto do pódio.

Cinco dias de muita e boa Orientação deram ao francês Thierry Gueorgiou (Kalevan Rasti) duas saborosas vitórias naquelas que foram as suas primeiras provas de 2009. Depois de levar de vencida o Madeira Orienteering Festival 2009, este fim-de-semana saiu triunfante do VI Meeting Orientação Ilha da Madeira. Organizada pelo Clube Aventura da Madeira, a prova reuniu 175 participantes distribuídos por 14 escalões de competição e dois escalões abertos.

Composto por duas provas de Distância Média nos mapas do “Santo da Serra” e “Montado do Pereiro”, o VI Meeting de Orientação Ilha da Madeira viu Thierry Gueorgiou passear a sua enorme qualidade técnica e capacidade atlética em ambos os dias. Vencendo num tempo total de 1.09.28 (correspondente ao somatório dos parciais nas provas de sábado e domingo), Gueorgiou deixou atrás de si os suecos Mattias Millinger (OK Linné), Johan Lindhal (Täby OK) e Lukas Peterson (IFK Umeå), o primeiro a mais de dez minutos de diferença e os dois restantes a vinte minutos. Sidónio Freitas (CMO Funchal) foi o melhor português, ocupando o 5º lugar com 1.33.28. Nas senhoras, a ausência da sueca Ingela Alvmyren (Halmstad OK) no primeiro dia abriu as portas à vitória de Débora Silva (CMO Funchal). Totalizando 1.41.31, Débora Silva impôs-se a Isabel Fagundes e Alexandra Sousa, ambas do CA Madeira, por 4.06 e 5 minutos exactos, respectivamente.


"Uma verdadeira prova de montanha"

Nos restantes escalões, Vanessa Andrade (Q10) e Roberto Azevedo (GD Estreito) venceram em H/D 15, David Alves (ADRAP) triunfou em H17, Dinis Ferreira (CA Madeira) venceu em H21B e Gabriel Figueira (Q10) foi o solitário participante e natural vencedor em H20. Quanto aos veteranos, destaque para as vitórias de Duarte Andrade e Paula Rodrigues, ambos do CMO Funchal, em H/D 35. Manuel Dias (Individual) e Lisbeth Bergagard (Tolered Utby OL) levaram de vencida o escalão H/D 45, enquanto Rauli Helkkula (Turun Metsänkävi) e Lena Schön-Barkestam (IK Hakarpspojkar) bateram a concorrência em H/D 55.

Uma última nota para as impressões de Thierry Gueorgiou, na sua excelente página em
http://tero1.free.fr/. Regressando ao “local do crime” (a quarta etapa do MOF, na Bica da Cana), Tero lamenta a sua anulação devido à neve, já que esta “teria sido, provavelmente, a prova mais desafiante do MOF 2009”. E há ainda essa referência interessante às duas provas de Distância Média do VI Meeting de Orientação Ilha da Madeira: “Tal como na prova de ontem, também hoje foi muito duro, com 650 metros de desnível para 4,4 km… uma verdadeira prova de montanha! (julgo que agora percebo porque é que o clube local da Madeira se chama “Clube de Montanha do Funchal)”.

Consulte os resultados completos em
http://www.camadeira.com/.

[foto retirada da excelente galeria do Clube Aventura da Madeira, em
http://www.camadeira.org/gallery/ori_meeting09]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: