quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

RAID DO MONDEGO: O REGRESSO DAS CORRIDAS DE AVENTURA


Realizou-se no passado dia 31 de Janeiro mais uma prova da Taça de Portugal de Corridas de Aventura. Organizada pela Secção de Desportos de Aventura do ACM Coimbra e pela FPO, o Raid do Mondego contou com cerca de 140 participantes num total de 41 equipas.

Com formato de apenas um dia, a prova teve inicio ás 9.00 horas no Parque Verde de Coimbra, percorrendo paisagens únicas dos Concelhos de Coimbra e Penacova, regressando ao mesmo ponto pelas 23.00h.


Constituída por 5 etapas, o Raid do Mondego começou com uma etapa de ‘Score’ 100 Pedestre, na qual os atletas foram convidados a percorrer toda a zona da alta de Coimbra, por entre o casario e as várias Universidades, para um tempo limite de uma hora. Com cerca de 4h30m, seguiu-se a etapa de BTT, fazendo a ligação entre Coimbra e Penacova pela zona da Aveleira, Roxo e São Mamede, e um total de 13 CP´s no terreno (para elite) a aguardar os atletas. A terceira etapa, de Run & Bike em linha, decorreu na Serra da Atalhada com uma actividade de ‘rappel’ nas Livrarias do Mondego. Já por volta das 16.00h as equipas começaram a evoluir pela Serra do Carvalho na 4ª etapa (Pedestre), na direcção da Praia Fluvial dos Palheiros, onde iriam arrancar para a 5ª e última etapa de BTT nocturno.

Com o sol marcar o inicio da prova e parte da tarde, o tempo alterou para chuva e vento forte a partir do final da tarde, dificultando a evolução dos atletas nas ultimas duas etapas. A organização viu-se mesmo obrigada a alterar a última delas, trocando a actividade de canoagem por BTT nocturna, devido ao rio Mondego apresentar uma corrente anormal e perigosa, ainda mais sendo esta uma etapa efectuada sem luz natural.

No final os atletas mostravam-se satisfeitos com a prova, cansados mas com um sentimento de dever cumprido após mais uma prova da Taça de Portugal. Nas classificações finais a equipa Clube Praças Armada / 9A liderou o escalão de elite mista, a equipa CAB - Elite garantiu o segundo lugar, enquanto que a equipa EXÉRCITO 1 ocupou o terceiro lugar do mesmo escalão. Já no escalão Elite Masculina foi a equipa GLOBAZ.PT - POLISPORT que conquistou o primeiro lugar, a equipa Umaaventuraem.com a ser segunda e a equipa ATV Masculina a ocupar o 3º lugar. Em aventura com 46 CP´s, ocupando a primeira posição, ficou a equipa EXÉRCITO 2, seguida pela equipa A2Z / Haglofs e pelo Team Nó D´oito, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

Com a sua estreia este ano, o RAID DO MONDEGO promete voltar em breve com mais emoção, aventura e fortes desafios.

Saiba tudo em
http://www.wix.com/raidmondego/info.

[texto e foto de Luís Figueiredo, com pedido de publicação]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: