quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

POM'09 DAY3: MATTHIAS MERZ E SIMONE NIGGLI REINCIDEM NAS VITÓRIAS


Um dia diferente, um mapa diferente, uma distância diferente. Porém o mesmo sol e calor, a mesma vontade de mostrar mais e melhor Orientação e o mesmo resultado da véspera. Foi assim com Matthias Merz e Simone Niggli, duas forças da natureza a brilhar alto neste Portugal O’Meeting 2009.

Dobrada a primeira metade do Portugal O’Meeting 2009, as atenções neste terceiro dia de provas voltaram-se para Pavia, no extremo leste do concelho de Mora. Beijado pelo radioso sol, o verde da paisagem adquiriu aqui uma intensidade maior ainda, pontuado pelo cinzento dos arredondados blocos graníticos.

As rochas chegaram ao POM, tornando tudo mais intenso e desafiante e levando a competição ao rubro. A prova de Distância Média teve lugar em Remendo / S. Miguel com a proposta dum mapa onde a componente técnica se revelou em todo o seu esplendor. Um verdadeiro “pitéu” para muitos dos cerca de 1300 atletas que desfrutaram de mais esta bela jornada de Orientação.

O “bis” suiço

Recuperado do esforço da véspera, Matthias Merz (SunO / SwissOTeam) voltou a impor as suas enormes mais-valias físicas e técnicas, repetindo a vitória sobre os 125 adversários no escalão de Elite Masculina. O atleta suíço cumpriu os 7,2 km (29 pontos de controlo) em 28.38, relegando para a segunda posição, com mais 42 segundos, o líder do ‘ranking’ mundial, seu compatriota e colega de equipa, Daniel Hubmann. A terceira posição coube ao dinamarquês Rasmus R. Søes (The Real Danish Dynamite), com o tempo de 30.07. Ionut Zinca, o romeno que representa o Grupo Desportivo 4 Caminhos arrancou um excelente 4º lugar com 30.25, enquanto Albino Magalhães (GD4Caminhos) se cotou como o melhor português, na 30ª posição, com 33.07.


Simone Niggli imitou o seu companheiro de equipa e voltou a vencer. Batendo-se contra 82 adversárias, a atleta suiça concluiu os 5,1 km do percurso (21 pontos de controlo) em 26.30. Atrás de si classificou-se a checa Eva Jurenikova (O-Portugal / Czech O-Team), com mais 1.14, enquanto a dinamarquesa Maja Alm (SunO / Denmark Team) foi terceira classificada, com 28.48. Menos bem que nos anteriores dias, Signe Søes (SunO / Denmark Team) quedou-se pelo 13º lugar, com 31.02. Ona Rafols, a atleta catalã que representa o Grupo Desportivo 4 Caminhos, concluiu na 20ª posição com 32.09 e Patrícia Casalinho (COC) foi a melhor portuguesa, na 35ª posição, com 36.35.

Elite Masculina ao rubro

Nos escalões de Formação, Gonçalo Pirrolas (Ori-Estarreja) venceu em H13 e Rita Rodrigues (GafanhOri) repetiu a vitória da véspera em D17. Bruno Fundo (Jovens M B), Laurinda Alves (Jovens F B) e Isabel Gonçalves (Veteranos F B), todos do OriMarão, levaram de vencida os escalões respectivos. Orlando Barros (GDE) e Rita Guilhoto (ATV) venceram em H21B e D21B, respectivamente, enquanto Santos Sousa (ADFA) foi de novo o mais forte em H45.

Com uma prova por disputar, a competição está agora mais renhida que nunca no que à Elite Masculina diz respeito. Ionut Zinca (GD4C) comanda a Classificação Geral com 2769.31 pontos, seguido do eslovaco Lukas Bartak (SunO / KOBRA) com 2756.88 pontos e do dinamarquês Rasmus R. Søes (The Real Danish Dynamite), com 2750.82. Nas senhoras tudo parece estar mais definido. Signe Søes (SunO / Denmark Team), com 2837.27 pontos, apresenta já uma clara vantagem sobre as demais competidores e parece estar a um pequenino passo de vencer o POM’09. Com 2716.04 pontos, a suiça Vroni Konig-Salmi (SunO / TUS) ocupa a segunda posição enquanto o terceiro lugar está na posse de outra dinamarquesa, Maja Alm (SunO / Denmark Team) com 2692.73 pontos.

Pode acompanhar as reacções oficiais às excelentes prestações dos atletas suiços e dinamarqueses nas páginas das respectivas Federações em http://www.swiss-orienteering.ch/
e em
http://www.do-f.dk/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: