quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

POM'09 DAY3: IONUT ZINCA E NIAMH O'BOYLE VENCEM ORIENTEERING SHOW


As balizas tomaram conta do campo de futebol. Não as duas convencionais, em extremos opostos, mas quase uma vintena delas, prismáticas e bem mais simpáticas, de branco e laranja vestidas, baloiçando ao vento na tarde morna. Foi assim o Orienteering Show, um puro divertimento que a Organização do Portugal O’Meeting 2009 fez questão de montar no Campo de Jogos da Vila do Cabeção.

Surgiu na Rússia em 2002, pela mão de Maxim Ryabkin e teve como objectivo principal a promoção da modalidade. Aliando simplicidade e eficácia, o Orienteering Show necessita apenas dum terreno delimitado (pavilhão, campo de futebol, etc.), com condições que permitam ao espectador seguir a prova do princípio ao fim, acompanhar os comentários e ser parte integrante do ambiente de grande festa e animação. Aqui está uma bela maneira de tornar a Orientação mais acessível aos espectadores e ainda mais espectacular.

Foi este o princípio seguido pela Organização do Portugal O’Meeting 2009, centrando as atenções na Vila de Cabeção, na tarde deste terceiro dia de provas. As cerca de duas centenas de participantes de ambos os sexos souberam aproveitar a oportunidade e transferiram para o reduzido espaço do Campo de Jogos toda a sua enorme energia e alegria, fazendo deste tempo um tempo de festa e convívio. A entusiástica assistência foi incansável nos incentivos a vencedores e vencidos e estão todos de parabéns por mais este pedacinho de Orientação - claramente diferente, é certo! –, tão intensamente vivido.


“Apenas queria divertir-me”

Para que conste, a competição fez-se de eliminatórias, meias-finais e finais e os vencedores foram o romeno Ionut Zinca (GD4Caminhos) e a irlandesa Niamh O’Boyle (SunO / Irish OTeam). Concentrando já todas as atenções na decisiva prova de Distância Intermédia do último dia, Ionut Zinca falou à nossa Reportagem: “Não entrei com a ideia de ganhar. É verdade que estar na final era o meu objectivo mas estive sempre muito tranquilo, sem grandes pressões, apenas queria divertir-me”. Para o atleta romeno, “o segredo talvez possa residir no facto de habitualmente correr sem bússola e isso pode ter facilitado as coisas nos momentos em que necessitava de me orientar. Já tinha feito duas provas do género em Espanha e a experiência adquirida aí também pode ter contado um pouco. Acabei por vencer e estou muito satisfeito.”

Com o Portugal O’Meeting 2009 a caminhar a passos largos para o final, a Organização do evento volta a mostrar atenção ao detalhe, indo ao encontro de outros gostos e outras sensibilidades e continuando a acumular pontos muito positivos a seu favor. É certo que os mais conservadores continuarão a ver este tipo de iniciativas com sérias reservas; ainda assim, poderá sempre argumentar-se que “é Carnaval e ninguém leva a mal”.

Confira as impressões pessoais de Ionut Zinca na sua página on-line em
http://fubynews.blogspot.com/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ana disse...

Que bom que é poder rever tudo o que se passou no POM, com a qualidade dos textos e fotografias a que já nos habituámos!
Mais uma excelente prova do CPOC! E desta vez com a ajuda do S. Pedro, ao contrário do que é habitual. Enfim… parece que já fizeram as pazes!
Esteve tudo muito bem e, para ajudar, ainda tivemos este Ori Show que foi realmente um grande espectáculo, tanto para quem participou como para os que se limitaram a assistir…e a bater palmas!
Parabéns ao repórter que, aqui, até parecia um atleta de alta competição!
Pois é… a Orientação está de tal maneira que muitos orientistas ficam ansiosos pela prova seguinte, mal se considera encerrada a anterior…