quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

POM'09 DAY1: LUKAS BARTAK E SIGNE SØES ENTRAM COM O PÉ DIREITO


Lukas Bartak e Signe Søes entraram com o pé direito na edição 2009 do Portugal O’Meeting. A Mata Nacional do Cabeção foi o esplendoroso palco da prova de Distância Média e a competição esteve ao rubro.

O dia amanheceu radioso, com sol e céu azul e a promessa de temperaturas amenas nesta Primavera antecipada. Referência incontornável para os amantes da Orientação, o Portugal O’Meeting constituía pretexto para uma bela jornada e as atenções voltavam-se para o alentejano concelho de Mora. A 14ª edição do evento chamava 1300 atletas à Mata Nacional do Cabeção e arrancava sob os melhores auspícios.

Para este primeiro contacto com o evento, a Organização – a cargo do Clube Português de Orientação e Corrida, com o apoio inestimável da Câmara Municipal de Mora e da Federação Portuguesa de Orientação – propôs uma prova de Distância Média. Num espaço de enorme beleza, feito de suaves declives, pontuado por manchas de sobreiros e de pinheiros mansos e estendendo aos pés verdadeiros tapetes de fina relva ou de macia caruma, o mapa não suscitou grandes desafios de ordem técnica, revelando-se muito rápido e a fazer apelo às mais-valias físicas de cada um.

Vitória apertada de Lukas Bartak

Demonstrando uma excelente adaptação às condições climatéricas, o eslovaco Lukas Bartak (SunO / Kobra) soube tirar partido da sua enorme velocidade (foi 4º classificado na prova de Sprint do Campeonato do Mundo WOC 2008), levando de vencida o escalão de Elite Masculina e cumprindo os 7,4 km do percurso (25 pontos de controlo) no bom tempo de 34.18. O norueguês Håvard Lucasen (SunO / Aas-UMB) concluiu na posição imediata, a apenas 12 segundos, com o sueco Anders Skarholt (Södertälje Nykvarn) a ser terceiro com mais 35 segundos que o vencedor. O internacional romeno Ionut Zinca, em representação do Grupo Desportivo 4 Caminhos, terminou na sexta posição com 35.24, enquanto o melhor português foi Pedro Nogueira (ADFA), 22º classificado com um registo de 39:14.


Na Elite Feminina, a dinamarquesa Signe Søes (SunO / Denmark Team) mostrou o porquê de ser, actualmente, a atleta com melhor cotação no ‘ranking’ mundial da modalidade entre todas quantas marcaram presença em Mora. Cumprindo os 6,0 km do percurso (26 pontos de controlo) no tempo de 34.41, Signe Søes deixou a distantes 2.12 a sua compatriota e colega de Selecção Maja Alm, segunda classificada. Na terceira posição, com 37.43, classificou-se a norueguesa Anne Marie Bleken (SunO / Bækkelaget SK). Em representação do Ori-Estarreja, a espanhola Carla Guillén concluiu na 25ª posição com 45:38 enquanto Raquel Costa (GafanhOri) foi a melhor portuguesa, ocupando o 28º lugar com 46.36.

Juniores polacos dominam Sprint Nocturno


Nos restantes escalões, destaque para as vitórias dos portugueses Tiago Baltazar (GDU Azóia) em H15, Vítor Delgado (GD4 Caminhos) em H40, Manuel Luís (CP Armada) em H45 e Manuel Dias (Individual) em H55. Bruno Fundo (Jovens M B), Laurinda Alves (Jovens F B), Nélson Santos (H21B) e Isabel Gonçalves (Veteranos F B), todos do Orimarão, venceram os escalões respectivos, o mesmo acontecendo com Rita Guilhoto (ATV), que triunfou em D21B, e Vítor Maia (DA Recardães), vencedor no escalão Veteranos M B.

Os momentos que se seguiram à prova foram aproveitados por muitos para repousar, bebendo na pele o delicioso sol da tarde calma. Outros aproveitaram para visitar o Fluviário de Mora, galardoado com o prémio Melhor Museu Português de 2008, um espaço dedicado ao rio, aos seus ecossistemas, à sua fauna e flora e que fazem dele o único Museu do género na Europa. À noite, 310 “resistentes” desfrutaram do mapa da Vila de Cabeção para um Sprint Nocturno Urbano, desafiando o frio e voltando costas ao ‘mediático’ Sporting vs. Benfica. Para a história ficam as vitórias de Mateusz Wenslaw e Hanna Wisniewska, ambos da Selecção Júnior da Polónia, respectivamente na Elite Masculina e Elite Feminina.

Consulte os resultados completos
AQUI.
.
Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: