quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

POM'09 DAY 2: TÊM A PALAVRA OS VENCEDORES


Ao encontro do Portugal O’Meeting 2009 e dos vencedores da prova de Distância Longa WRE, o Orientovar ouviu as impressões dos grandes protagonistas da jornada, Matthias Merz e Simone Niggli. Dessas curtas conversas aqui se reproduz o essencial.


SIMONE NIGGLI: “É SEMPRE MUITO BOM VOLTAR A PORTUGAL”

Orientovar - Que significado atribui a este regresso às vitórias?

Simone Niggli - Estou realmente muito feliz. Fiz uma prova muito boa mas, evidentemente, esta vitória tem uma importância relativa. Não é o mesmo que ganhar os Campeonatos do Mundo em Agosto, mas passa por ser muito importante em termos pessoais e dá-me uma enorme confiança para os grandes desafios que irão surgir.

Orientovar - Quando voltaremos a ver Simone Niggli de novo na liderança do ‘ranking’ mundial?

Simone Niggli - Fisicamente ainda estou algo longe da melhor forma mas estou a trabalhar arduamente de maneira a poder estar no topo, de novo, quando chegarmos ao Verão. Há um caminho longo a percorrer até me encontrar à altura de lutar pelas medalhas nas competições mais importantes mas sinto uma enorme motivação para atingir esse objectivo.

Orientovar - Que apreciação faz deste Portugal O’Meeting?

Simone Niggli - Boa organização, bons mapas, excelente competição… Tudo perfeito! E depois há este sol e este calor (risos)… É sempre muito bom voltar a Portugal e fá-lo-ei, certamente, muitas mais vezes.


MATTHIAS MERZ: “COMPETIR AQUI É PERFEITO”

Orientovar - Algum significado especial esta vitória, perante adversários tão fortes?

Matthias Merz - Hoje não foi difícil bater o Daniel Hubmann (risos). Claro que é sempre importante ganhar, sobretudo quando os adversários são desta craveira. A selecção da Suiça tem elementos muito fortes, a competição é muito grande e uma vitória nestas circunstâncias tem sempre um significado muito especial.

Orientovar - Como é que está a decorrer a estadia em Portugal?

Matthias Merz - Tem sido qualquer coisa. Tenho-me sentido muito bem e aproveitado para fazer alguns treinos excelentes nesta temporada de Inverno. Tive alguns pequenos problemas com os meus pés no início mas agora tudo parece estar bem. Julgo que este tempo e o tipo de terrenos também ajudam. Na verdade, os mapas e os terrenos são muito bons e, claro, o tempo está fantástico. As condições na Suiça ainda estão longe de ser as ideais, há imensa neve e muito gelo ainda nas estradas e caminhos. Realmente, nestas condições, com uma excelente organização e tudo tão agradável, competir aqui é perfeito.

Orientovar - Quais os objectivos para a temporada que agora começa?

Matthias Merz - Não estamos sequer no início da temporada e há um longo caminho a percorrer até chegarem as grandes competições em Junho. Os momentos altos são, naturalmente, o Campeonato Nórdico, os Campeonatos do Mundo e a Taça do Mundo. Sinto-me ainda distante da melhor forma mas estou no bom caminho e espero atingir um bom momento quando chegarmos ao Verão.

Para ficar a conhecer melhor Matthias Merz e Simone Niggli e saber as suas opiniões acerca deste Portugal O’Meeting, visite as páginas respectivas em
http://www.matthiasmerz.ch/ e http://www.simoneniggli.ch/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: