quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

PELO BURACO DA FECHADURA...


Pelo buraco da fechadura, espreitamos hoje Arraiolos e Vila Nova de Poiares, os principais pólos da actividade orientística nacional no próximo fim-de-semana. E mesmo que o tempo teime em continuar cinzento e molhado, a correr ou a pedalar, o importante é participar!

O Monte da Pastaneira recebe, no próximo sábado, a 5ª etapa do III Troféu OriAlentejo. Situado a escassos dois quilómetros da Escola Secundária Cunha Rivara, num cenário de beleza verdejante com vista sobre o redondo Castelo de Arraiolos, o Monte da Pastaneira é um local privilegiado de treinos técnicos para o Desporto Escolar, com terreno muito variado e rápido, ideal para iniciação à modalidade. A responsabilidade organizativa recai sobre o GafanhOri e, desde já, fica este dado relevante: O número de inscritos até ao momento ascende aos 362 atletas. Tal facto tem muito a ver com a terceira prova do Desporto Escolar 2008 / 2009 que aqui se fará disputar. O que, por si só, explica o elevado índice de participantes (185 são oriundos do Desporto Escolar) e ainda a necessidade de adaptação dos escalões do Desporto Escolar àqueles padronizados para o Troféu.

A cartografia é da responsabilidade de Raquel Costa e Tiago Aires, com este último a assumir, igualmente, o papel de traçador de percursos. Fomos ao seu encontro e ficámos a saber que o Monte da Pastaneira acabou por ser uma solução de recurso face a um evento inicialmente agendado para o Sabugueiro. “Infelizmente tivemos de alterar toda a logística de local, já que a prova estava pensada para um mapa novo que vai juntar o mapa da Estrelada ao da Baldeira, numa zona que penso ser muito interessante para a Orientação”, começou por referir Tiago Aires, para explicar de seguida o motivo desta alteração: “Foi pedido ao GafanhOri que, no mês de Fevereiro, ninguém entrasse nos terrenos dos Serrões, Baldeira e Estrelada, pois está tudo preparado para uma batida ao javali. Não nos calhou nada bem, não só por este evento mas fundamentalmente pelos campos de treino que estavam já programados.” Porém, aquele responsável faz questão de afirmar que “há males que vêm por bem e este tipo de combinações é bem demonstrativo da boa relação que temos com os proprietários dos terrenos.”

Quanto à prova em si, Tiago Aires salienta os apoios da Câmara Municipal de Arraiolos, Cooperabril, Centro Osteopático de Évora, Junta de Freguesia de S. Pedro da Gafanhoeira, Sociedade Recreativa de S. Pedro da Gafanhoeira e Monte ACE e acrescenta que “teremos, como de costume, ponto de espectadores, speaker e bar.” E deixa um desafio: “Quem não está inscrito, pode ainda fazê-lo, pois foram impressos mapas a mais!” Saiba tudo em http://www.srgafanhoeira.pt/7fev/.

1º Troféu Ori-BTT de Vila Nova de Poiares

“Vila Nova de Poiares vai acolher, pela primeira vez, uma prova da Taça de Portugal em Orientação/BTT, o que constitui motivo de enorme satisfação para todos os Poiarenses.” Quem o diz é Jaime Carlos Marta Soares, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, estreitando todos os participantes num abraço e acrescentando ser este “um evento desportivo de extrema importância, esperando responder de forma positiva às vossas aspirações, da mesma forma que vos afirmamos a vontade indelével de voltarmos a contar com a vossa prestigiada visita no futuro, já que somos uma terra que se orgulha de saber receber os seus visitantes.”

Trata-se do 1º Troféu Ori-BTT Vila Nova de Poiares, a quarta prova pontuável para o ‘ranking’ da Taça de Portugal de Orientação em BTT 2008 - 2009. Organizada pela dinâmica Secção de Orientação do Ginásio Clube Figueirense, em jornada dupla, o Troféu volta a reunir a fina flor da Ori-BTT nacional, reacendendo os duelos entre Daniel Marques e Paulo Alípio, com Joel Marques, José Marques, Mário Guterres, Luís Pires, o espanhol Juan José Vasquez e outros de permeio. Isto apesar do natural favoritismo recair sobre o russo Victor Korchagin, recente vencedor do 5º Troféu Ori-BTT de Grândola e 11º classificado do ‘ranking’ mundial. Nas senhoras, a russa Ksenia Chernykh, nº 5 do Mundo, é a favorita incontestada à vitória, mas será interessante saber que luta poderão dar Susana Pontes, Maria Amador, Rita Guterres e a espanhola Susana Arroyo Schnell.

Resta acrescentar que se encontram inscritos 224 participantes, distribuídos por um escalão de Formação, 15 Escalões de competição e 4 escalões Abertos. O início das hostilidades está marcado para as 12h30 de sábado (prova de Distância Longa) e para as 9h30 de domingo (prova de Distância Média) e a Organização tem ainda previsto, para as 17h00 de sábado, um espectáculo no Centro do Evento, enquanto a Cerimónia de Entrega de Prémios está marcada para as 13h00 de domingo. Restantes informações em
http://ginasiori.com/.

[foto gentilmente cedida por Tiago Aires]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: