segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

II OPEN AMIGOS DA MONTANHA: ALBINO MAGALHÃES E ANDREIA SILVA TRIUNFAM EM BARCELOS


Bom tempo, bons mapas, muita alegria e diversão, muita e boa Orientação. Foi assim no II Open Amigos da Montanha, com Barcelos a servir de palco a mais uma magnífica jornada de propaganda da modalidade.

A Taça FPO Norte 2008 – 2009 rumou a Barcelos, onde teve lugar a terceira etapa com a disputa do II Open Amigos da Montanha. Organizada pela dinâmica colectividade de Barcelinhos, este ano a comemorar uma década de existência, a prova contou com a participação de 191 atletas, distribuídos por 19 escalões de competição e 4 escalões abertos. Dos 21 clubes inscritos, destaque para o Grupo Desportivo 4 Caminhos que, com 31 atletas, constituiu a maior força em prova e ainda para a presença de quatro clubes da vizinha Espanha, num total de 13 atletas.

Quem mais porfiou, ganhou! No escalão Seniores M A, Albino Magalhães (GD4C) subiu ao lugar mais alto do pódio, alcançando aqui a primeira vitória com alguma expressão da sua ainda curta carreira. Fazendo das tripas coração, o atleta (agora com novo visual) soube transformar o terceiro lugar da prova de Distância Média do primeiro dia, num triunfo a todos os títulos saboroso, graças a uma excelente prestação na prova de Sprint. A escassos dois pontos de diferença, Celso Moiteiro (COC) foi um digno vencido. O triunfo no Sprint não foi suficiente para recuperar a desvantagem trazida de Palme, na véspera, onde não fora além do quarto posto. Davide Machado (.COM), surpreendente vencedor na Distância Média, foi apenas sexto na prova de Sprint, caindo para a quarta posição da Geral Final.


GD4C vence colectivamente

Nas senhoras, Andreia Silva (COC) venceu por larga margem, face ao “mp” de Patrícia Casalinho (COC) na etapa de Distância Média e à desistência de Joana Costa (GD4C) na prova de Sprint, as suas duas maiores rivais. Daniela Alves (AD Cabroelo) e Céu Costa (GD4C) ocuparam os lugares imediatos do pódio. Nos escalões de Formação, o GD4C alcançou quatro das oito vitórias possíveis, graças ás prestações de Catarina Dias (Iniciados F), João Delgado (Juvenis M), Fátima Alves (Juvenis F) e Maria Oliveira (Juniores F). João Pedro Casal (Ori-Estarreja) triunfou em Infantis M, Diana Catarina Fernandes (TST) levou a melhor em Infantis F, ao passo que Samuel Nogueira (AD Cabroelo) e Filipe Silva (.COM) impuseram-se em Iniciados M e Juniores M, respectivamente.

Nos escalões de Veteranos, Joaquim Sousa (COC) confirmou o favoritismo em Veteranos M I, o mesmo sucedendo com Paula Serra Campos em Veteranos F I. Em Veteranos M II, a luta a três teve um desfecho favorável a José Fernandes (.COM), apesar do triunfo de Mário Santos (COC) na prova de Sprint e depois dum inesperado “mp” de Albano João (COC) na mesma prova. Margarida Rocha (GD4C) e Armandino Cramez (Ori-Estarreja) venceram sem contestação nos escalões de Veteranos F II e Veteranos M III, respectivamente. Colectivamente, o Grupo Desportivo 4 Caminhos foi o grande vencedor, com um total de 2013,2 pontos. A turma minhota do .COM, com 1609,7 pontos, classificou-se no lugar imediato, tendo o COC alcançado a terceira posição com 1436,2 pontos.

Consulte o mapa geral de classificações em
http://oriamigosdamontanha.no.sapo.pt/resultados.html e saboreie a excelente reportagem fotográfica de Jorge Correia Dias em http://picasaweb.google.pt/jorgecorreiadias]

[foto gentilmente cedida por Jorge Correia Dias]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Paulo Pt disse...

referindo-me a um paragrafo de "uma especie de orientista", onde dizia "um destes dias ainda bato o Albano" FOI DESTA... Hihihi..