quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. “Bom dia. Vai ser um saboroso café e torrada num dia que eu já declaro o primeiro, embora não oficialmente, da Primavera 2009.” Foi desta forma que teve início a emissão do programa “Um Café e Uma Torrada”, no passado sábado, e cujo tema foi, justamente, a Orientação [pode escutá-lo AQUI, graças à inestimável colaboração de Nuno José Almeida]. Despreocupadamente, ao longo de três quartos de hora fugazes, a modalidade apresentou-se fresca e primaveril, num jogo a três mãos magistralmente conduzido por Álvaro Costa. São pedacinhos assim, por escassos que sejam, que validam todo o trabalho e todo o empenho de quem, manifestamente, continua a fazer da promoção e divulgação da modalidade a sua bandeira. Sem esmorecimentos!

2. Na precisa semana em que se cumprem cem dias sobre a tomada de posse dos Corpos Sociais da Federação Portuguesa de Orientação para o quadriénio 2008-2012, saúde-se a vitalidade do novo elenco e a forma como vem desenvolvendo a sua actividade ao nível dos vários Departamentos. Todavia – “não há bela sem senão” – , “comunicação” e “imagem”, no seio da nova estrutura federativa, são conceitos que tardam em adquirir substância. Coligir informação e difundi-la em tempo útil através dos canais próprios é um imperativo nos dias que correm. Pelo que é realmente preocupante este enorme défice que os clubes, por si só, não estão a conseguir suprir. Encontrar a melhor solução para debelar esta crise é, claramente, o grande desafio da FPO para os próximos cem dias!

3. Criar um espaço de debate e partilha de ideias constitui uma excelente forma de promover e divulgar a modalidade. Foi isso que o Professor Ricardo Chumbinho fez, a partir da plataforma já desenvolvida pela Associação Desportiva Escolar de Orientação de Palmela, e que pode ser consultada em
http://moodle.espalmela.net/. Trata-se dum Tópico e dum Fórum especificamente destinados à formação e apoio da actividade de professores e alunos. O tópico está dividido em três secções: (1) Cursos e acções de formação, onde serão publicitados os diversos cursos e acções de formação sobre Orientação, nomeadamente os da FPO e outros de que se tenha conhecimento; (2) Documentação de apoio, com a disponibilização de documentos, nomeadamente textos mas também outros formatos de documento, de carácter informativo e formativo; e ainda (3) Jogos e afins, onde se encontram instrumentos de carácter mais lúdico, tais como o interessantíssimo “Teste Interactivo de Sinalética”. Tratando-se de uma ferramenta de todos e para todos, torna-se fundamental a colaboração no sentido de acrescentar conteúdos que possam ser partilhados por todos. Para o grande dinamizador do Moodle da ADE’O’, Professor Ricardo Chumbinho, e para a Escola Secundária de Palmela vai, direitinho, o Louvor da Semana!

4. Gostava de terminar por hoje, incluindo neste Louvor da Semana um grande entusiasta da Orientação Pedestre e igualmente amante confesso de Golfe e dos Desportos Todo-o-Terreno. Falo de Paulo Torres, um bom amigo, conhecido das lides da Orientação como atleta do .COM – Clube de Orientação do Minho, e que acaba de acrescentar uma mais-valia à “blogosfera” com o lançamento do OriDefender [http://oridefender.blogspot.com/]. A dar os primeiros passos, o blogue dá-se a conhecer e lança um olhar sobre o Pedestrianismo. A seguir com atenção!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: