terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

CALÇADO DE ORIENTAÇÃO: NOVO MODELO PROPOSTO POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR


Um novo modelo de calçado para corrida de Orientação acaba de ser criado. O protótipo foi apresentado por um grupo de alunos da Universidade da Beira Interior e contou com a colaboração de muitos orientistas portugueses e do blogue Orientovar.

Com a apresentação do produto final, chega ao fim o trabalho desenvolvido por um grupo de alunos do 3º Ano do Curso de Ciências do Desporto e Design Industrial, da Universidade da Beira Interior. Lembramos que o trabalho teve por base um questionário aqui divulgado no mês passado, e cujas tabelas se disponibilizam entretanto.

.




Ao modelo proposto corresponde a seguinte Legenda: A1 – Tracção ao solo optimizada; A2 – Superfície de contacto ao solo optimizada; A3 – Capacidade de impulsão; A4 – Transpirável; A5 – Impermeável; A6 – Contraforte e biqueira com reforço rígido; A7 – Seguro contra vegetação; A8 – Distribuição de cargas por toda a superfície inferior; A9 – Sola resistente a perfurações; A10 – Justo ao pé; A11 – Flexível; A12 – Sistema de fecho duradouro (que não desaperte facilmente) e rápido; A13 – Sistema de conta-passos; A14 – Cronómetro com sistema de som.

Ângela Saraiva revela que “a sapatilha final foi feita com base na relação entre as exigências e regras da actividade, a análise da mesma, tendo em consideração os resultados dos questionários e do modelo vencedor.” E termina com os votos de que “este nosso trabalho possa ter constituído uma contribuição válida para a modalidade” colocando-se ao dispor para comentários ou dúvidas através do e-mail
sport_girl_03@hotmail.com.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: