quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

11º ORIJOVEM CHEGA NAS FÉRIAS DA PÁSCOA


O OriJovem - Estágio Nacional de Orientação Pedestre para Jovens– está de regresso. Será na primeira semana da pausa lectiva da Páscoa e o Orientovar lança um primeiro olhar sobre o assunto.

Depois do enorme sucesso que constituiu a 10ª edição do OriJovem, realizado em Ovar entre os dias 20 e 23 de Dezembro do ano transacto, o horizonte próximo começa já a povoar-se com as correrias, as brincadeiras, a alegria e muita Orientação entre os mais novos. Trata-se do 11º OriJovem, que terá lugar em Pataias, na região centro do País, de 29 de Março a 3 de Abril.

Dirigido a crianças e jovens dos 8 aos 18 anos, com ou sem experiência na modalidade, o 11º OriJovem promete a iniciação e formação de jovens na modalidade, através da aprendizagem, aperfeiçoamento e consolidação de técnicas e estratégias de Orientação. Isto para além, naturalmente, da criação de amizades, espírito de grupo e auto-estima, bem como a partilha de experiências e conhecimentos entre monitores e jovens.

Tiago Aires será, uma vez mais, o Planificador do Estágio, o qual será coordenado pelo próprio Director Técnico Nacional, António Aires. A Organização é da Federação Portuguesa de Orientação e a iniciativa conta com o apoio do Clube de Orientação do Centro e do Agrupamento de Escolas de Pataias. As actividades decorrerão nos mapas das Pataias, Facho, Praia de Paredes e Praia da Nazaré e distribuir-se-ão por quatro diferentes grupos de trabalho, variando em nível de dificuldade técnica e física entre os Laranjinhas (Iniciação), Verde (Formação), Azul (Aperfeiçoamento) e Magenta (Competição).

É condição para participar no Estágio, ser federado na Federação Portuguesa de Orientação. A filiação para jovens até aos 20 anos é gratuita, por isso não implica qualquer tipo de custo. Basta, para isso, preencher e enviar para a FPO, o documento de filiação, que está disponível para ‘download’ AQUI. O custo da inscrição ainda não está definido, após o qual serão abertas as inscrições que decorrerão até ao dia 23 de Março e terão um limite máximo de 160 participantes. O que, a julgar pelos números da edição anterior, vão esgotar rapidamente.

Posto isto, reserve já na agenda esta oportunidade única. De salientar que, para aqueles que não conhecem a modalidade, os estágios são uma óptima forma de começar a praticar a modalidade. Para os que já fazem Orientação e querem evoluir, podem encontrar também nos estágios, as condições para atingir esses objectivos. Pode consultar toda a informação na página oficial do 11º OriJovem em
http://www.orijovem.pt.vu/.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: