quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Tema do Mês de Dezembro, o Desporto Escolar quedou-se à margem das intervenções neste blogue. Certo de que o excelente texto “Orientação – Do Escolar ao Federado”, da autoria de Ricardo Chumbinho, não passou despercebido a todos quantos visitam o Orientovar, devo confessar que esperava mais comentários. Sobretudo conhecendo eu a grande quantidade de professores, directa ou indirectamente empenhados nos processos relacionados com a Orientação em contexto escolar, que são assíduos visitantes deste espaço de debate e diálogo. Foi pena!

2. Acaba de sair o número 30 da revista “O Praticante”. Com 68 páginas, vinte mil exemplares editados em papel e distribuição distrital e nacional, esta edição da revista dirigida por Amália Mendes marca também o arranque da colaboração do Orientovar. É mais um espaço de penetração da Orientação, de forma consistente e sistemática, num Órgão de Comunicação Social que abrange um vasto leque de modalidades. É uma forma de cativar praticantes junto duma franja de potenciais interessados. E é também a possibilidade de visualizar noutra “roupagem” alguns dos artigos que vão preenchendo este nosso blogue. Para já, ficamos com o II Troféu do Sabugueiro, o 10º Aniversário do COC, a III CA do Exército / ADFA e essa peça notável, extraída de “Os Verdes Anos”, e que aqui toma o nome de “João Mega visto por… João Mega”. Tudo para conferir em
http://www.opraticante.net/.

3. Depois dessa interessante ideia dum blogue “a três mãos” e que dá pelo nome de “O-Laranjitas”, surge agora mais um blogue, desta feita “a dois”. Lançado no último dia de 2008, o blogue da “Ana Oliveira e Tiago Romão” [http://or-orienteering.blogspot.com/] promete “informações acerca das provas, dos campos de treino e outras actividades”. Um excelente artigo sobre o Estágio de Natal em Pataias, um vídeo, uma bela galeria de fotos, “links” para um importante número de “sites” e um contador, tudo num contexto visualmente apelativo, fazem deste espaço (mais) um “must” da blogosfera orientística nacional. E há ainda essa chamada de atenção, numa decisão que se aplaude, que as mensagens serão publicadas exclusivamente em português. Por tudo - mas também por este último aspecto -, para a Ana e o Tiago vai, com vossa licença, o “Louvor da Semana”!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: