O Portugal O’Meeting 2008 decorreu de 2 a 5 de Fevereiro no Algarve, repartindo-se pelos municípios de Faro, Tavira e Vila Real de Santo António. O evento constou de um conjunto de duas provas de Distância Média, uma de Distância Média/Longa e uma prova de Distância Longa. A prova de Distância Longa, disputada no 2º dia, estava incluída no Ranking Mundial.
Organizada conjuntamente pelo CIMO - Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação (Almada) e Juventude Desportiva das Fontainhas, a mais importante prova internacional de Orientação organizada em Portugal trouxe até ao Sul do País cerca de 1300 orientistas em representação de 26 países. Bons mapas, um programa social diversificado e particularmente atractivo e um tempo excelente, proporcionaram a todos os participantes momentos de desporto e lazer inesquecíveis e constituíram mais uma excelente jornada de promoção da modalidade e da própria região.
A Prova de Distância Média do primeiro dia teve por palco a Mata da Conceição, em Tavira (mapa IOF standard, à escala 1/10.000, intervalo de relevo de 2,5 metros e levantado em 2008). Comum aos quatro dias de provas, o terreno típico de floresta mediterrânica proporcionou mapas com pouco relevo, sem muitos obstáculos e boa visibilidade e nos quais qualquer pequeno deslize poderia hipotecar as aspirações a um lugar cimeiro. Daí que os grandes pretendentes à vitória se começassem a evidenciar desde o início, com natural destaque para os atletas nórdicos.Favoritismo de Anders Nordberg confirmadoAnders Nordberg (Sun-O/Team Norway) quis demonstrar porque motivo é o número 4 do “ranking” mundial e não concedeu veleidades à concorrência. Liderando a prova praticamente desde o início, o atleta norueguês concluiu com o tempo absolutamente fantástico de 33:46 para os 5,4 km do percurso (melhores parciais em 10 dos 23 pontos controlados). Nordberg foi, pois, o grande triunfador deste primeiro dia, deixando indicações de que poderiam contar com ele ao melhor nível para a Prova de Distância Longa WRE do dia seguinte.
O norueguês Olav Lundanes, representando igualmente o Sun-O/Norway Team, terminou na segunda posição a 1:40 do vencedor. Numa prova feita de altos e baixos – controlou no ponto 9 a escassos 19 segundos de Nordberg - Lundanes viria a superar-se face a adversários melhor posicionados no “ranking”, casos do britânico Oli Johnson (Vasteräs SOK), 3º classificado com 36:00 ou do romeno Ionut Zinca (GD 4 Caminhos), apenas 6º com 37:47. De Zinca se poderá dizer que começou e terminou muito bem, mas dois enormes deslizes (ponto 10 e 18) fizeram deitar por terra toda e qualquer esperança num melhor resultado. No sector masculino merecem ainda referência o sueco Erik Thorsson (Wing OK), 4º classificado com 36:19, ele que é “apenas” o 590º do “ranking”. Embora melhor cotado (191º do “ranking”), o finlandês Matti Kivelä (SK Pohjantähti) foi, ainda assim, um surpreendente 5º classificado com 37:23.
O destaque pela negativa vai inteirinho para esse fatal “missing point” que desclassificou o número 19 do “ranking” mundial e segundo atleta mais cotado em prova, o norueguês Holger Hott (Sun-O/Team Norway). Mas seria igualmente de esperar muito mais de nomes como os do norueguês Øystein Kvaal Østerbo (Sun-O/Team Norway), 33º do “ranking” mundial e que na prova de Tavira não foi além da 16ª posição com um registo de 40:55 e do búlgaro Kiril Nikolov (Sun-O/Brownteam), 48º do “ranking” e que se quedou pela 19ª posição, quase a oito minutos (!) do vencedor (41:33).
Vitória folgada de Anne Margrethe Hausken
Quanto à elite feminina, a atleta melhor cotada do “ranking”, a norueguesa Anne Margrethe Hausken (Sun-O/Norway Team) quis imitar Nordberg e não deixou os seus créditos por mãos alheias. Agarrando a liderança logo no 2º ponto, Hausken foi aumentando paulatinamente a vantagem para as suas mais directas adversárias, terminando com um registo de 32:16 para os 4.500 metros do percurso. Só 3:47 mais tarde terminaria a sua compatriota Elise Egseth (Wing OK) enquanto a finlandesa Laura Hokka (SK Pohjantähti) concluiu na terceira posição com 36:48.
Da norueguesa Ingunn Hultgreen Weltzien (Sun-O/Norway Team) se esperaria talvez um pouco mais e melhor, atendendo ao seu 13º lugar do “ranking” mundial. Acabaria na 4ª posição, a escassos 3 segundos de Hokka, podendo-se queixar dum percalço já na segunda metade da prova que a fez perder largos e preciosos segundos em dois pontos consecutivos. Mas não deixa de ser curioso observar que, dos 22 parciais que constituíam a prova, foi seu o melhor tempo em 7, registo apenas suplantado pelos 10 da vencedora. A polaca Monika Depta (Sun-O/Polish Team) foi 5ª classificada com 37:56, enquanto a finlandesa Marika Mikkola (Kalevan Rasti) protagonizou uma das surpresas da jornada ao concluir na 6ª posição com 38:53, ela que é apenas a nº 482 do “ranking”.
Tiago Aires e Maria Sá, os melhores portugueses
No que à participação portuguesa diz respeito, Tiago Aires (SRSP Gafanhoeira) foi o melhor em prova, concluindo na 26ª posição com 42:50. André Ramos e Daniel Marques, ambos do COC, concluíram nas 31ª e 45ª posições, com 44:06 e 47:14, respectivamente. E se Daniel Marques foi a grande surpresa entre as hostes lusas (1495º classificado do “ranking” mundial e 21º a nível interno), Joaquim Sousa (COC), o atleta português melhor posicionado no “ranking” (189º) constituiu uma tremenda desilusão ao quedar-se pela 65ª posição 52:09 (aquele ponto 11 deve estar-lhe ainda “atravessado”). De Pedro Nogueira (ADFA) e Paulo Franco (AA Mafra) se esperaria igualmente bem melhor do que os 49º e 68º postos finais, com 47:53 e 53:08 respectivamente.
Nas senhoras, Maria Sá (GD 4 Caminhos) acabou por ser a melhor classificada, terminando na 15ª posição com 44:40. Patrícia Casalinho (COC) superou-se e foi a nossa segunda melhor representante ao concluir no 22º posto com 47:50. Quem esteve igualmente bem foi Sandra Giertz (AA Mafra), 24ª classificada com 49:06. Uma meia-desilusão, o resultado de Raquel Costa (SRSP Gafanhoeira) – tão cedo não vai esquecer os pontos 12 e 14 -, quedando-se pelo 28º lugar com um tempo de 52:10, a dois minutos de Susana Pontes (CPOC), 27ª classificada e de quem se esperava igualmente mais.
Uma última palavra para os mais novos, com João Filipe (20 Km Almeirim), 2º classificado em H13, Inês Domingues (COC), 3ª classificada em D13, João Salgado (SRSP Gafanhoeira), 3º lugar em H15, Ana Salgado (SRSP Gafanhoeira), 3º lugar em D15, Diogo Miguel (Ori-Estarreja), 3º lugar em H20 e Andreia Silva (COC), 3ª classificada em D20, todos com honras de subida ao pódio.
[Consulte os resultados completos clicando na imagem]oAmanhã há mais.
Saudações orientistas.
JOAQUIM MARGARIDO