quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

SONDAGEM - DESPORTO ESCOLAR


Num trabalho de investigação no âmbito da formação de professores, levado a cabo em 2003/2004 na ES de Palmela pelas professoras estagiárias Susana Santos e Lígia Pinho, foram passados em revista todos os então 10 anos da modalidade no Concelho. Foram feitas entrevistas a professores e técnicos da Autarquia, de alguma forma envolvidos no processo, e foi possível isolar sustentadamente os seguintes factores de desenvolvimento:

. Existência de mapa simplificado da escola com percursos permanentes, por forma a permitir a abordagem em contexto curricular e extra-curricular;
. Existência de mapas de Orientação de zonas circundantes, com dificuldades técnicas crescentes, desde jardins a floresta, de forma a permitir a transição confortável de um espaço seguro – escola – para um espaço incerto;
. Participação dos professores em formações externas;
. Dinamização de pequenas acções internas de formação de professores;
. Possibilidades de os alunos participarem regularmente em actividades em número significativo;
. Apetrechamento da escola com materiais diversos;
. Criação, entre clube e escola, de uma estrutura que permita a participação regular e massiva de alunos em actividades de nível elevado – federado.

Este conjunto de factores fez não só com que a modalidade se tenha alcandorado a níveis elevados no Concelho, como transpôs para a própria comunidade a “cultura da Orientação” levando-a a ser uma das modalidades consideradas prioritárias em termos de apoio por parte da CM Palmela. Influenciou também decisivamente as práticas pessoais e profissionais dos professores que foram passando pela escola, levando-os a dinamizar a modalidade noutras escolas.

Com base neste estudo, o Orientovar lança, a partir de hoje e ao longo duma semana, uma nova sondagem que pretende averiguar os aspectos considerados prioritários no desenvolvimento da Orientação no Desporto Escolar. Esta sondagem é parte integrante dum todo que tem por base o excelente texto de análise de Ricardo Chumbinho, publicado neste espaço, o qual merece uma leitura atenta e cuidada.

Ao apelo para que nos faça chegar a sua opinião, junto o desafio de desenvolvê-la no espaço de comentário. É uma “declaração de voto” importante e uma contribuição fundamental para a melhoria do actual estado de coisas.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: