terça-feira, 30 de dezembro de 2008

OS VERDES ANOS: MARIANA MOREIRA


Olá

Sou a Mariana Moreira, nasci em Lisboa no dia 28 de Agosto de 1992 e sempre residi em Sintra, mais propriamente em Colares.

Frequento o 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Santa Maria, em Sintra, e, apesar de pensar continuar a estudar após concluir o 12º ano, não faço a mínima ideia do que irei seguir; aliás, nem quando tive de escolher a Área para que ia no 10º ano, tive 100% de certeza na escolha. Apenas sei que as minhas disciplinas preferidas são a Matemática e a Educação Física.

Sempre fui muito adepta de praticar desporto, tendo já passado por várias modalidades, entre as quais a Ginástica, a Natação, o Ténis, o Triatlo, mas foi a Orientação o desporto que me cativou mais e ao qual eu decidi dedicar-me.

Comecei a praticar Orientação quando integrei o grupo do Desporto Escolar na Escola da Sarrazola, durante o meu 5º ano. Nesse ano apenas participei em 2 ou 3 provas. Ainda não estava muito ligada à modalidade e no ano seguinte era para ter abandonado o grupo da Orientação da escola, mas a professora Avelina Alvarez (responsável pelo grupo) insistiu para que continuasse e assim o fiz… E ainda bem! Não sei como seria hoje a minha vida se não praticasse Orientação! (Foi através da Orientação que eu já viajei por muitos lugares e foi também através desta que já fiz muitos e bons amigos).

Nessa mesma época participei em mais algumas provas e foi assim que nasceu o meu fascínio por este desporto tão especial. Foi então, no ano a seguir, que decidi federar-me. Era a época 2004/2005 e estava assim federada pelo meu clube de sempre, o CPOC. A minha 1ª prova a correr com o nº 3156 (o meu número de federada) foram os 4 dias do “Vila Real O’Meeting”, no qual participei no escalão de Iniciadas e classifiquei-me em 3º lugar. Desde aí, participo em todas as provas da Taça de Portugal e, sempre que posso, também vou às regionais e locais.

Logo após a minha primeira época, fui convocada para representar a selecção no EYOC, que nesse ano se realizou na República Checa. Desde então já participei em quatro edições desta competição, tendo também já participado numa edição da Taça dos Países Latinos (este ano) e em quatro Campeonatos Ibéricos. Em 2006 participei também no Mundial de Desporto Escolar, na Eslováquia, e conto estar presente no do próximo ano que se realizará em Madrid.

Esta época, 2008/2009, é já a minha quinta e estou a participar no escalão de Juniores. As anteriores épocas foram feitas, a primeira em Iniciada e as três seguintes em Juvenis.

Na Orientação, quando se quer ser um bom atleta, é preciso treinar não só a parte física, mas também a parte técnica. Quanto à parte física, até ao inicio desta época eu nunca tinha adquirido hábitos de treino, pois sempre tive boa aptidão para correr e nunca tinha sentido grande necessidade de o fazer. Mas a partir, principalmente, da época passada, comecei a sentir dificuldades físicas durante as provas, o que fez com que este ano eu adquirisse alguns hábitos (o que só é possível com a ajuda dos meus pais que me acompanham nos treinos). Estes treinos, apesar de não serem “programados” nem regulares, acho que já contribuem para melhorar as minhas capacidades de corrida durante as provas. Quanto à parte técnica, um dos principais factores responsáveis pela minha evolução, foi a participação em estágios, dos quais destaco a participação nos dez OriJovens até agora realizados.

Quanto à participação em provas no estrangeiro, penso que sou uma “sortuda”, pois já tive oportunidade de praticar orientação em vários países Europeus como Espanha, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Hungria, Suécia, Itália, Suíça…

Para terminar, queria agradecer ao Joaquim Margarido por permitir aos jovens orientistas portugueses, com a disponibilização deste espaço, “apresentarem-se” a todos os praticantes da nossa modalidade e a todos os visitantes deste blogue, bem como felicitá-lo pelos excelentes artigos que aqui coloca, que tão bem nos permitem estar actualizados e informados acerca do que se passa no nosso mundo, o Mundo da Orientação!

Mariana Moreira

.

Sem comentários: