terça-feira, 16 de dezembro de 2008

OS VERDES ANOS: DAVIDE MACHADO


Olá a Todos!

O meu nome é Davide Machado, tenho 20 anos, moro na Póvoa de Lanhoso, Braga, e sou mais um de muitos “agarrados” ao desporto, desde Ténis de Mesa, Badminton, Futsal, Atletismo, mas principalmente desportos de montanha; e ai sim, é que entra o meu favoritismo pela Orientação e BTT.

Comecei a praticar Orientação em 1999, quando entrei para o 5º ano de escolaridade, mas apenas em 2000 comecei a fazer provas “a sério”, no Desporto Escolar. Em 2003, por insistência do meu Professor / Treinador de Orientação, comecei também a praticar Atletismo, o que me favoreceu bastante a nível físico.

Em 2004, e ainda pelo Desporto Escolar, fui apurado para os Campeonatos Mundiais na Bélgica, e ai integrado na Selecção e a competir pelo escalão de Juvenis é que eu realmente percebi a importância que a Orientação tinha para mim. O facto de estar num Mundial deu-me vontade e força de continuar a praticar esta modalidade. E assim foi, logo na época seguinte (2004/2005) federei-me e comecei a competir pelo .COM - Clube de Orientação do Minho, clube este que me acolheu da melhor maneira possível e no qual eu ainda me integro até hoje.

Se antes de me federar dizia que já fazia provas “a sério”, agora digo que a Orientação “a sério” para mim começou depois de me federar, pois foi a partir daí que comecei a ter a noção do que realmente era a Orientação, dos atletas que praticavam esta modalidade, da amizade criada entre atletas, da competitividade que existia, da regularidade de provas….e assim tem sido até agora. Com o passar dos anos vai aumentando o número de praticantes, vai aumentando o nivel de competição e o número de provas, o que demonstra que a Orientação é uma modalidade em continua e progressiva expansão!

Quanto aos resultados, classifico-os como positivos. A nível de Orientação Pedestre, subi este ano de escalão para o H21A, no qual e até ao momento me está a correr bem, mas também ainda estamos no início e muita coisa poderá acontecer. No entanto, embora tenha subido de escalão, a nível de competitividade a dificuldade, quer física quer técnica, é muito inferior à do escalão de Juniores no qual terminei a época passada. No que toca a Ori-BTT poderei dizer que ainda sou um “novato”, pois comecei a apenas há duas épocas através de outros elementos do clube que me convidaram a praticar. Eu gostava de BTT e praticava Orientação, pelo que achei muito interessante logo de início e após a primeira prova fiquei “viciado” e por cá ando eu! Estou a começar esta época como H21A, vamos lá a ver como corre!

No que se refere a treinos, há semanas que faço corrida ou dou umas voltas de bicicleta dois ou três dias, assim como há semanas que nem treino; ou seja, não sou nada regular…. Vamos lá ver se começo a treinar regularmente para esta época. Em termos de objectivos, para esta época não tenho nada assinalado, a não ser dar sempre o meu melhor em tudo, continuar a praticar Orientação, quer seja Pedestre ou BTT e conseguir um emprego na minha área profissional, que é Contabilidade; ou então, quem sabe, seguir uma carreira Militar!

Boas provas para todos, e “esforcem-se ao máximo para conseguirem os vossos objectivos”.

Abraços

Davide Machado

.

Sem comentários: