quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Levanto-me cedo e quebro a rotina. O quiosque é o meu primeiro objectivo e é com enorme ansiedade que folheio o Jornal de Notícias. De súbito esbarro com ela. Ocupa 3/5 da página e apresenta um título bastante chamativo: “De mapa e bússola no meio da mata durante três dias”. Uma fotografia a cores mostra dois jovens em plena floresta, analisando o mapa, bússola e “sportident” firmemente seguros nas mãos. Porquê este meu entusiasmo? Porque o Jornal de Notícias é o diário por excelência do Norte do País. Com uma tiragem média diária superior a 120.000 exemplares, chega a uma vasta franja da população e representa um veículo noticioso por excelência. Sabendo nós da dificuldade de penetração da nossa modalidade junto dos órgãos de comunicação social, esta é uma autêntica “lança em África”!

2. Mochilas, esteiras, sacos-cama e tudo o mais que se possa imaginar acantonam-se junto às paredes. No centro do Pavilhão, sessenta ou setenta jovens dão voltas e voltas, correndo uns atrás dos outros. Firmemente seguros nas mãos, um mapa, um cartão e um picotador são ferramentas do seu percurso virtual. O treino de simulação leva-os por parques e florestas do mundo inteiro sem sair daquele espaço reduzido. Reparo na sua enorme concentração, vejo-os a abrir a passada e imagino-os a descer a ladeira íngreme duma floresta da Polónia, agora abrandam e vejo-os numa zona pantanosa da Finlândia ou perdidos na fantástica noite da Tiomila. Fascinado, penso nas mil e uma possibilidades duma modalidade que, por vezes sem o parecer, tanto tem para oferecer!

3. Ovar, os miúdos das suas escolas e o próprio clube de Orientação estiveram à margem do OriJovem. Pergunto-me como é possível que se possa fazer tábua rasa de princípios e valores tão fundamentais na nossa sociedade e se repudie uma iniciativa que, promovendo a modalidade e apostando na formação, elevou e prestigiou o nome de Ovar e de toda esta bela e vasta região. Nesta quadra natalícia ficam os votos de boa vontade a todos os homens e que se revelem merecedores da paz por que todos ansiamos!

NOTA: O Orientovar faz umas mini-férias, regressando no próximo dia 30. A todos sem excepção, do fundo do coração, os votos dum Santo e Feliz Natal.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ana disse...

Boas festas e boas férias, muito bem merecidas, por tudo aquilo que tem feito em prol deste grande desporto que é a Orientação, e que culminou com a importante ajuda na organização do 10º Orijovem em Ovar, incluindo ter conseguido que se falasse de Orientação na Rádio. Esperamos que tenha tido a projecção que todos desejamos.

Feliz Ano de 2009!

Beijinhos orientistas,

Ana Porta Nova