quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...

.
1. Minna Kauppi e Daniel Hubmann foram os brilhantes vencedores do título “The Orienteering Achievement of 2008”, uma iniciativa conjunta de World of O e Ultimate Orienteering. 3500 votantes de 52 países deram a vitória à finlandesa Minna Kauppi que, com 29,4 % dos votos, se superiorizou à suiça Vroni König-Salmi (23,7 % ) e à norueguesa Anne-Margrethe Hausken (18,0%). No sector masculino, o suíço Daniel Hubmann foi um claro vencedor com 53,4 % dos votos, quase cinco vezes e meia mais a percentagem de votos alcançadas ex-aequo pelo francês Thierry Gueorgiou e o checo Michal Smola (9,9 %). Reportagem, entrevistas e muitas fotos, tudo para conferir em http://news.worldofo.com/2008/12/12/kauppi-and-hubmann/.



2. É mais um contributo para a blogosfera e, em particular, para o dinâmico e entusiástico mundo da Orientação. Jorge Fortunato, uma das mais jovens certezas da Orientação nacional, está aí com o seu blogue. “A ideia surgiu, penso eu, por influência dos outros blogues que estão constantemente a aparecer. O Orientovar faz um excelente trabalho de propaganda da modalidade e de incentivo ao seu desenvolvimento e eu penso que esse facto deixa diversos atletas com vontade de fazer o mesmo. No meu caso esse é também um dos meus objectivos”, refere. O facto de estar escrito em inglês, para o Jorge, “não constitui um impedimento para a sua leitura e dá como que uma projecção do que se faz por cá.” E as coisas prometem: “Pretendo assim, mediante a minha disponibilidade, escrever acerca dos meus treinos, competições e trabalho do meu clube. Com o Portugal O’Summer à vista, espero também dar um forte contributo à divulgação da prova e incentivar o máximo número de pessoas possível a passar uma semana de férias na região da Tocha.” Resta apenas dizer que o blogue reside no seguinte endereço:
http://jorgemfortunato.blogspot.com/.

3. Ricardo Vieira questionou e Eduardo Oliveira respondeu. Ficámos a saber que está a ser desenvolvido um novo sistema para cálculo automático dos ‘rankings’, o qual se encontra já na fase dos últimos testes. Mais ficámos a saber que a grande vantagem do novo sistema é que está programado para ser ‘on-line’ no momento, tanto no caso da Orientação Pedestre como para a BTT. “E assim acabam as esperas e ansiedades pelo ‘ranking’; ele estará sempre lá, bastando para tal que a Organização carregue os resultados”, diz Eduardo Oliveira. O grande responsável por esta nova versão dos ‘rankings’ é Paulo Franco, que tem trabalhado intensivamente nestes últimos dias com o objectivo de nos dar a todos esta “prenda no sapatinho”. Assim, é com imenso gosto que junto a minha voz à do Eduardo Oliveira no “público agradecimento ao contributo e esforço do Paulo” e, para o Paulo Franco, com vossa licença, vai o meu Louvor da Semana.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

Ana disse...

Bem merecido, este louvor, atribuído ao Paulo Franco!