quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. O Grupo Desportivo 4 Caminhos acaba de fazer uma grande contratação (pelo menos para mim). Trata-se de Ana Macedo, uma jovem e promissora orientista de 11 anos que é, nem mais nem menos, do que a minha… filhota! A participação no 10º OriJovem implica o ser-se federado e, naturalmente, impunha-se a filiação (importa referir que tanto ela como todos nós cá em casa acreditamos no valor e no significado do associativismo). Na hora de escolher, pesou fundo a ligação sentimental ao clube da Senhora da Hora e a “assinatura do contrato” teve lugar na passada segunda-feira. Auscultada sobre este passo, que se espera venha a render suculentos e saborosos frutos, Ana Macedo não podia ter sido mais espontânea e expressiva: “Vai ser tão fixe!...”

2. Teve lugar em Basileia (Suiça), no passado dia 6, a entrega de prémios Crédit Suisse Sports Awards, a Gala do Desporto da Confederação Helvética destinada a premear os melhores desportistas do ano. Depois da eleição de Simone Luder-Niggli em 2007, era com natural expectativa que se aguardava o veredicto final, tendo em conta a presença de Daniel Hubmann, actual número 1 do “ranking” mundial, entre os nomeados. O ciclista Fabian Cancellara, medalha de ouro (contra-relógio) e de bronze (etapa em linha) nas últimas olimpíadas de Pequim, e a ginasta Ariella Kaeslin, foram os grandes vencedores da noite. Cancellara impôs-se ao tenista Roger Federer e ao esquiador Didier Cuche, enquanto Kaeslin foi a escolhida ante a patinadora Sarah Meier e a ciclista Karin Thuerig. Galardoados ainda os campeões olímpicos de pares, os tenistas Roger Federer / Stanislas Wawrinka (Melhor Equipa), o duplo campeão para-olímpico de ciclismo, Heinz Frei (Melhor atleta de Desporto para a Deficiência) e Leo Held, treinador da selecção nacional de Judo (Melhor Treinador). Quanto a Hubmann, único representante duma modalidade não-olímpica entre os dez nomeados ao prémio de Melhor Atleta, quedou-se pela nona posição!

3. A Orientação tem, a partir deste mês, um novo espaço fixo de divulgação. Trata-se da Revista “O Praticante”, publicação de periodicidade bimestral e que completou no passado mês de Outubro cinco anos de existência. Com uma tiragem de 20.000 exemplares, a Revista “O Praticante” é distribuída essencialmente na península de Setúbal e procura dar um especial contributo à divulgação das modalidades mais esquecidas por outros órgãos de comunicação social. A parceria tem por base o projecto Orientovar e os artigos publicados são rigorosamente seleccionados a partir deste vosso blogue. É assim que vamos poder folhear, na edição de Dezembro, oito páginas com a III CA do Exército / ADFA, o II Troféu do Sabugueiro, o 10º Aniversário do COC e ainda “a figura”: “João Mega visto por…João Mega”. Para um dos grandes dinamizadores da Revista “O Praticante”, David Silva, “com a colaboração do Orientovar poderemos em conjunto dar mais divulgação a uma modalidade que, sendo amadora, tem vindo a contribuir para o prestigio nacional, internacionalmente.”
A ideia é precisamente essa!


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: