terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CAOSM - O NASCIMENTO DUM NOVO CLUBE


Nove ilhas de beleza deslumbrante,
Surgidas do profundo mar imenso,
Que o mundo conheceu porque o Infante
Tornou o nevoeiro menos denso.

...........Vitor Cintra (do livro “Relances”)



Voando nas asas do vento, cruzamos o Atlântico ao encontro do Arquipélago dos Açores e de S. Miguel, a Ilha Verde. Ali, na bela cidade de Ponta Delgada, das brumas do sonho surge, num grito de certeza e muita esperança, uma realidade chamada CAOSM – Clube de Aventura e Orientação de S. Miguel. O principal mentor deste novo clube é Élio Magalhães, um homem com “H” grande, um coração do tamanho do mundo e uma verdadeira paixão pela Orientação.

Seguindo a vida militar, Élio Magalhães solicitou colocação em S. Miguel e desde logo se voluntarizou para divulgar a Orientação. Algum tempo volvido, estabelece um primeiro balanço: “Sempre me defrontei com muitos obstáculos mas agora, após um ano de aqui estar, parece que sempre vai em frente o projecto de criar um clube de Orientação.”

“Uma equipa a 200 %”

Depois do Clube Desportivo Escolar Lajes do Pico e do “Os Montanheiros” (Angra do Heroísmo), está pronto a oficializar-se o terceiro clube do Arquipélago dos Açores votado à Orientação. Ao encontro da sua génese, do momento actual e dos projectos quanto ao futuro, temos em Élio Magalhães o interlocutor ideal.

O aparecimento dum novo clube de Orientação é sempre um acontecimento. Pedia-lhe que detalhasse os passos que levaram à concretização do projecto e em que fase se encontra o CAOSM?

Criar um clube de raiz é algo complicado e difícil mas também muito agradável e desafiante. Quanto ao mentor do projecto, nem sei se sou eu. Diria antes que é mais um grupo de indivíduos empenhados em divulgar a modalidade, no qual eu e o Élio Rodrigues assumimos a liderança. Sem querer melindrar ninguém, queria realçar o particular apoio do Élio Rodrigues, com quem faço uma equipa a 200%. Relativamente ao CAOSM, já tem Estatutos e um Plano de Actividades à espera de aprovação e tem eventos projectados de grande envergadura para 2009. O nosso maior esforço centra-se agora em conseguir que a Direcção do CAOSM tenha gentes da terra de São Miguel. É que nós estamos aqui de passagem…

Tendo surgido no âmbito militar, de que forma é que o clube se pretende abrir à sociedade civil?

O CAOSM já estabeleceu contactos com “ANIMA” e irá realizar uma prova inserida nas festividades do dia da cidade de Ponta Delgada, que se comemora a 2 de Abril. Posso inclusivé adiantar que já se realizaram dois eventos muito recentemente, o último dos quais contou com a presença de 250 pessoas. Por outro lado, sendo este um clube essencialmente virado para a Orientação, abre-se a todas as vertentes ligadas a natureza e ambientais e procurará ir ao encontro de outras sensibilidades e tornar-se ainda mais abrangente.

“Trazer aqui uma prova da Taça em 2010”


A realização de provas pressupõe a existência de mapas. Poderia fazer um ponto da situação neste particular aspecto?


O CAOSM vai ficar na posse de dois mapas. Um, cartografado em 2000, localiza-se na zona das Furnas; e temos também um mapa novo de Ponta Delgada, de 2008. O primeiro é de características de pastos, com relevo pouco acentuado e de grande área, enquanto o mapa de Ponta Delgada é um mapa de características de cidade, com bastastes arruamentos, em que está cartografado uma marginal com o nome de “Portas do Mar”. Vale a pena referir que é precisamente este mapa - cartografado pelo SAJ CAV Henrique Botelho, 1SAR INF Marques Manuelito e 1SAR Magalhães, com a preciosa ajuda do SAJ INF Valdemar Sendim e do SAJ INF Alexandre Reis, ambos do IGeoE – que está na origem da criação do CAOSM. Então agora que estávamos a elaborar mapas, porque não criar um clube de Orientação?

Quais os projectos e expectativas em relação ao futuro do CAOSM?

Já se realizaram dois eventos com o mapa para os quais convidámos as escolas, agrupamento de escuteiros e os órgãos da comunicação social local que deram enorme relevo às iniciativas. Mas queremos realizar muitas mais e em novos mapas. A cidade tem uma área enorme que dá para cartografar mais três mapas com a dimensão do já cartografado, e o mais belo e giro de Ponta Delgada irá ser cartografado abarcando os lindíssimos jardins públicos que a cidade tem. Queremos ainda estar presentes nas provas da Taça ai no Continente e vamos apresentar a nossa candidatura para que possamos trazer aqui uma prova da Taça em 2010. Quem sabe…

[visite a página do CAOSM em
http://orimicaelense.blogdosblogs.com/]

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: