sábado, 8 de Novembro de 2008

TROFÉU COA: TIAGO AIRES E RAQUEL COSTA VENCEM NA LONGA


Decorreu hoje em Coruche a primeira etapa do Trofeu COA, prova pontuável para o “ranking” da Taça de Portugal de Orientação Pedestre 2008 / 2009. O Orientovar esteve no Açude da Agolada, assistiu à prova de Distância Longa e, sobretudo para aqueles que não puderam estar presentes, traz aqui as primeiras imagens.

Longe de adivinhar o que se esconde no coração do montado, o Açude da Agolada surge aos olhos do desprevenido visitante como um verdadeiro oásis. As espelhadas águas sustidas na lagoa de arredondados contornos captam a nossa atenção e, como que por magia, respiramos aquela paz, aquela tranquilidade. Na tarde morna, um bando de garças rasga o céu, enquanto um coelho assustado “dispara” a toda a velocidade. Como numa prece, um sobreiro estende para os céus os descarnados ramos e uma égua mima as suas três crias que logo se lançam numa correria louca. É uma natureza em estado puro esta que se nos oferece e que reconhecidamente sorvemos em cada um dos seus mais delicados pormenores.

Foi neste ambiente que decorreu a prova de Distância Longa, a qual contou com uma participação a rondar as sete centenas de atletas. Enquanto os dados oficiais não são publicados, sempre podemos adiantar que Tiago Aires e Raquel Costa, ambos do Gafanhori, levaram de vencida o escalão de elite nos respectivos sectores, repetindo os feitos da prova inaugural da Taça de Portugal, na Lagoa da Vela (Figueira da Foz). Os atletas do COC, Patrícia Casalinho e Tiago Romão tiveram um dia para esquecer.


Quem não irá esquecer tão depressa este dia memorável são os participantes do Desporto Escolar, que tiveram aqui a primeira de duas provas de selecção para os Mundiais ISF 2009 (Madrid). Percursos talhados à sua medida permitiram que desfrutassem da experiência em pleno e era visível no rosto de todos a imensa felicidade de terem participado com êxito nesta que, para muitos, constituiu uma estreia absoluta.

O Troféu COA termina amanhã com a prova de Distância Média. Esperamos voltar com mais notícias e o balanço dos responsáveis pela organização, o COA – Clube de Orientação e Aventura.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: