sábado, 1 de novembro de 2008

ISTAMBUL 5 DAYS: MASHA SEMAK VENCE ETAPA WRE


Após um dia em cheio, coroado com essa sempre espectacular etapa no histórico Grande Bazar, os “5 Dias de Istambul” entram na recta final. Navegando sobre o Mar da Mármara, os participantes aportarão dentro de alguns instantes a Heybeliada – a Ilha do Príncipe – para uma prova de Distância Média, a etapa derradeira do evento.

A manhã de ontem viu a “tribo” orientista em terras turcas pisar de novo à floresta de Belgrad. Com a particularidade de contar para o “ranking” mundial da modalidade, a prova de Distância Média foi disputada por 455 atletas, divididos por 34 escalões de competição e 2 escalões abertos (masculinos e femininos). Na elite feminina, a ucraniana Masha Semak – que, recorde-se, representará o GD4Caminhos em 2008 / 2009 - foi a grande vencedora com o tempo de 41.38. Grande dominadora das duas primeiras etapas, Iliana Shandurkova (Bulgária) quedou-se pela segunda posição, a 1.18 da vencedora. No sector masculino, Gustav Bergman (Suécia) continua a não dar hipóteses à concorrência, alcançando uma clara vitória em 35.08. O britânico Nick Barrable foi o segundo classificado com 37.53 e mantém-se à espreita duma escorregadela do sueco.

Quanto aos dois portugueses em prova, repetiram exactamente os mesmos lugares da etapa anterior. No escalão M21A, a terceira etapa trouxe o terceiro vencedor diferente, tendo o letão Janis Kleins, desta feita, levado a melhor sobre Arpad Harkanyi (Hungria) e Martin Veitsberger (Áustria), vencedores das duas etapas anteriores. Jorge Simões fechou o grupo de atletas que lograram baixar da uma hora e foi novamente 11º classificado com 59 minutos exactos. Coincidentemente, no escalão M55 ao qual pertence Manuel Dias, também houve uma presença nova no lugar mais alto do pódio. Stefan Maj (Eslováquia) foi o grande triunfador, deixando atrás de si os vencedores das etapas anteriores, Bernhar Schilling (Suiça) e Vesa Turku (Finlândia). Quanto ao popular “Manel”, foi também um dos sete atletas a baixar da uma hora de prova, concluindo na 7ª posição com precisamente 57 minutos.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

Sem comentários: