quarta-feira, 26 de novembro de 2008

I HAVE A DREAM!


Hoje é um dia especial na vida do blogue. O Orientovar sopra a sua primeira vela e isto, só por si, é motivo de celebração. Assim, é da mais elementar justiça que partilhe com todos a minha alegria e emoção e comece por agradecer, desde logo, todo o apoio e carinho que me têm prestado.

Ao longo deste ano, o Orientovar foi-se afirmando como um espaço de convergência de interesses e opiniões acerca da modalidade de todos nós. E porque espero que assim continue a ser, gostava de partilhar convosco um sonho. O de podermos todos – mas mesmo todos! -, num mesmo dia e a uma mesma hora, fazer Orientação, independentemente do local onde nos encontremos.

Já imaginaram o que seria transformar o território português num gigantesco mapa onde cada percurso ocupasse uma pequenina parcela e fosse em simultâneo trilhado por cada um de nós, no Minho, nas Beiras, no Alentejo ou nas Ilhas? Já viram o impacto que teria vermos todos os clubes irmanados num mesmo ideal, promovendo esta iniciativa junto da população local, abrindo-lhes uma Escola, um largo, uma praia ou uma floresta? Já perceberam o que isto poderia representar em termos de impacto mediático, convocando as atenções de todo um País para esta maravilhosa realidade chamada Orientação?

DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO! Eis o meu sonho. Como será? O que será? Está na nossa mão dizê-lo. Mas será, seguramente, um tempo de exaltação quando, nos mais diversos pontos do País, numa mesma data e a uma mesma hora, aos milhares que somos, se juntarem os milhares que traremos.

Juntos seremos capazes de transformar o simples sonho individual, numa realidade de todos. Nós seremos capazes!

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

[Se teve disponibilidade para ler esta mensagem, vai ter de gastar só mais um minutinho a comentá-la. Os comentários são sempre válidos mas, neste caso, tornam-se fundamentais. Nem que seja para dizer apenas: “Estou nessa!”]

.

47 comentários:

Rafael da Silva Miguel disse...

"Estou nessa!"
Isso seria exclente(!), mas talvez um pouco "bom de mais para ser verdade", pois maior parte das pessoas só se interessa por futebol e pouco mais...

Mas se isso alguma vez fosse realizado, eu seria uma pessoa muito feliz :D

Um sonho... Quem me dera que fosse real...

Abraço
Rafael Miguel

Ricardo Telmo disse...

Os meus Parabens pelo 1º aniversário, e que o blog continue por muitos anos na vanguarda da informaçao "Orientistica" , em Portugal. Quanto a esta ideia, parece realizavel, era sem duvida 1 grande açao de promoção da modalidade

David Sayanda disse...

Parabens Margarido pelo aniversário do orientovar!

Dia da orientação...para mim é o mesmo que...o dia david sayanda!
Seria um orgulho e uma grande alegria!

Abraço

AC disse...

Estou nessa...
Parabéns, que este seja o primeiro aniversário de muitos...

Um beijinho,
Alexandra Coelho

Joaquim Sousa disse...

Boa noite a todos
Antes de mais quero dar os meus sinceros parabens ao "Orientovar" na pessoa do Joaquim Margarido, e continue com o excelente trabalho deste ultimo (mas 1º de muitos) ano.
Quanto ao assunto em questão, acho uma excelente ideia, sei que vai ser dificil, mas um dia teremos o nosso dia oficial.
Podemos por começar por entre nos (orientistas), oficializando um dia.
A minha ideia é ser o dia em que oficialmente foi feita a 1ª prova de Orientação.
Não sei se ha registo da 1ª prova realizada em Portugal, mas sei que ha registo da 1ª prova realizada no estrangeiro, mas esta é so a minha ideia.


Joaquim Sousa

Manuel disse...

Olá,

Em primeiro lugar digo-lhe que está de parabéns por um ano a divulgar a modalidade e a dar actualizadas e bem elaboradas noticias neste seu blog, onde diariamente entro em busca de novidades.
Quanto ao seu sonho, não era meu sonho também porque ainda não tinha pensado em tal assunto, mas agora que o li também sonho com um Dia Nacional da Orientação. Por vários motivos: desde a primeira vez que pratiquei orientação encontrei mais uma forma de estar feliz; vivo diariamente a pensar em orientação, a treinar para a orientação e de dois em dois dias a praticar orientação; e este dia poderia ser mais uma forma de divulgar a modalidade.
Abraço
Manuel Horta

Rita Rodrigues disse...

Olá
muitos parabéns, um ano da existência do orientovar...
É uma excelente ideia, criar um dia nacional de orientação!!
Poderia ser um dia em que todas as pessoas fizessem orientação ao mesmo tempo, por todo o pais! Seria muito interessante.

Por isso ''estou nessa''

Beijos
Rita Rodrigues

adcabroelo disse...

PARABÉNS!!
Sem duvida um excelente trabalho em prol da Orientação.
O sonho com muito querer deixa de o ser, estou nessa.
Abraço, Cesário Ferreira (ADC)

LPereira disse...

Um ano? Já? Verdadeira vertigem orientista, este seu (e nosso) cantinho maravilhoso.

Será mesmo um sonho Margarido? A ideia está lançada...a FPO dá uma força...e o resto...aí vamos nós...

Ganda abraço

Luís

João Ferreira disse...

Parabéns Margarido.

O teu "menino" deu passos muito altos neste 1º ano. Vai ser um "Gigante" nos próximos tempos, se continuares a alimentá-lo como o tens feito até aqui.

Alinho no teu sonho.


Abraço

C Ferreira

Filipe Salgado disse...

Antes de mais parabéns ao Orientovar pelo seu 1ºaniversário (1º aniversario de muitos, espero). Gostava também de dar aos parabéns ao Margarido pelo seu excelente trabalho em prol da orientação, da sua divulgação e da dignificação de quem a pratica, num país onde o povo apenas vê futebol, o que é triste.
Gostava que esse dia fosse de facto uma realidade, pois seria não só uma forma de incentivar a prática desportiva (num país onde a obesidade é uma realidade o que é de facto preocupante), mas também de deivulgar a nossa modalidade e mostrar aquilo que melhor sabemos fazer, o que me deixaria muito orgulhoso, e muito contente. Penso que esse sonho não é apenas seu, é meu e também de todos os orientistas, pois todos nós partilhamos a mesma paixão, a ORIENTAÇÃO. Fico à espera que o esse dia, o DIA NACIONAL DA ORIENTAÇÃO seja uma realidade e que a nossa modalidade desportiva seja divulgada e conhecida.
Gostava também que a orientação se tornasse uma modalidade olímpica (o que é bem possível), mas isso são outros sonhos...


"Estou nessa"...
Abraço
Filipe Salgado
(GAFANHORI)

João Ferreira disse...

Caro Joaquim

Sem dúvida que está de parabéns...durante um ano de Orientovar se fez muito mais pela divulgação da modalidade do que muitos outros anos anteriores juntos...não me posso esquecer em especial, de momentos como os que passei quando realizei provas representando portugal no estrangeiro e ao fim do dia dessa prova, pudia ver aqui as notícias sobre essa mesma prova, sentir que há sempre alguém atento ao que se passa na Orientação Portuguesa seja dentro ou fora do País...um grande e sincero Obrigado pelo seu fantástico trabalho na divulgação da modalidade por esse país fora...Dia Nacional da Orientação...I have a dream...seria algo extraordinário...o reconhecimento da população em geral...o impacto que iria trazer...a satisfação de todos os amantes portugueses da orientação...a união faz a força e nada é impossível..."estou nessa"

Parabéns e votos de continuação de um excelente trabalho por longos anos...

Cumprimentos
João Ferreira

Vitor disse...

Parabens.
Que a orientação continue a desfrutar desta sua paixão por muitos e bons anos.
Dia Nacional da Orientação...estou nessa...

PFernandes disse...

Caro Margarido,

Parabéns ao seu/nosso Blog.
Neste primeiro aniversário não queria deixar de passar esta oportunidade de deixar os melhores votos para um longo futuro.
A Orientação Portuguesa está a desenvolver-se a passos largos, também com o contributo do "Orientovar".
Obrigado pela oportunidade diária de sabermos todas as novidades do nosso desporto preferido.

Abraço,
Paulo Fernandes

OriMap disse...

Ola amigo Margarido.
O Bino encontra-se de momento ausente, mas em nome do Orimap venho aqui dizer-lhe que esta ideia terá "pernas para andar" e estamos inteiramente de acordo com este Sonho que se tornará numa realidade, pelo menos o Orimap assim o espera.

Vamos tornar o sonho real

Fernando Andrade. disse...

Grande Margarido.
Parabéns neste dia tão especial.
Um ano cheio de conteúdo, que deu à Orientação uma nova dinâmica.
A ideia de uma "simultânea" para pôr o País a "orientar-se" (no sentido correcto do termo) é excelente. Nem que seja para "bater o pé" àqueles que, contra a nossa vontade, se têm "orientado".

Que venha mais um ano cheio de inspiração e que haja reconhecimento pelo teu empenhadíssimo trabalho.

Yes, we can !!!

Forte abraço.
F.A.

Grigas disse...

Parabens!
Tem feito um excelente trabalho ao divulgar esta modalidade "orientação". Visito o site regularmente para saber das ultimas novidades.
Dia nacional da orientação. Acho uma óptima ideia, e era uma boa forma de se dar a conhecer a orientação a muita gente que nem sequer ouviu falar deste desporto.
Já vi isso mais longe...

Abraço
Gregório Piteira

Tiago Aires disse...

Não poderia deixar de dar também os parabéns ao primeiro aniversário deste magnifico espaço.
É incrível ser apenas um ano, pois com tanta quantidade e qualidade de artigos parece que este projecto tem muito mais tempo.

Quanto ao sonho de haver um dia da orientação, em 2003 realizou-se um Campeonato do Mundo (WOC) na Suíça e uma das formas de divulgação e captação de atletas encontrada, foi a criação do Dia Nacional da Orientação. Realizado no dia 23 de Maio e que juntou nesse mesmo dia um total de 1356 escolas diferentes, em 1200 mapas distintos, o que deu: “Guinness Record Book as the biggest mass-participation sports event in the world”, com quase 200.000 estudantes em toda a Suíça a praticar orientação ao mesmo tempo.

Este dia histórico, permitiu que a orientação fosse de uma vez
por todas, um dos desportos mais falados e conhecidos na Suiça.

Da minha parte podem contar… vamos a isso.

Cumprimentos a todos
Tiago Aires

Manuel disse...

No dia 18 de Maio deste ano, em 74 cidades da Rússia, cerca de 230 mil pessoas praticaram orientação num evento ímpar – “The Russian Azimuth” (ler notícia em http://www.perm.ru/eng/events/event/?id=1064 ). Seria maravilhoso que, à nossa escala, conseguíssemos um dia fazer algo semelhante. Não é fácil, mas não é impossível. Se há dois anos alguém me dissesse que em 2008 iríamos ter um blog com a qualidade do Orientovar, eu também diria que isso era apenas um sonho. E, na verdade, foi um sonho que o Margarido tornou realidade. Uma realidade que muitos de nós já não dispensam. A nossa vida precisa de rotinas. Acordo sempre com o noticiário da TSF às 6h30. O que faço a seguir não tem ordem certa, mas são raros os dias em que não abro o Orientovar antes das 8h00. Obrigado, Margarido. Parabéns. E é claro que também “estou nessa”.

Manuel Dias

Bruno disse...

Antes demais, e não querendo ser repetitivo, queria deixar os meus parabéns sinceros e honestos a um homem que muito tem feito pela divulgação da Orientação.
O Orientovar é um espaço de extrema qualidade jornalistica, gerido de forma "profissional" e sempre com uma imparcialidade e coerência digna de registo.

Quanto ao Dia Nacional da Orientação, é um sonho, a meu ver realizável, desde que consigamos associar a nossa modalidade à natureza e à floresta, associando-a, por exemplo, ao Dia Mundial da Floresta.
Só com convergências deste tipo passaremos a ter a visibilidade necessária para chegar a todos os Portugueses e, com isso, aumentar a penatrabilidade da modalidade em Portugal.

Mas até lá vamos sonhar e trabalhar para concretizar esse sonho.

Cumprimentos
Bruno Nazário

fernando disse...

Muitos Parabéns

É com imenso prazer, que aqui venho diáriamente beber algo sobre a modalidade.
Penso que a pouco e pouco todos vão colaborando com o Margarido!

A ideia do Dia Nacional da orientação não é inédita em Portugal, pois a FPO já a colocou em prática e teve até presente o secratário de Estado do Desporto em Vendas Novas e também a realização de um Congresso. Claro que o Objectivo em termos de participação não teve o número que aqui se deseja, mas foi um começo.
Esta ideia a ser posta em prática obriga a ser ao mais alto nível com a participação do Desporto escolar, Desporto Universitário, Inatel, Desporto para Deficientes, Desporto Militar.

Tudo isto é possível se for com a ajuda de todos.

Fernando Costa

Nuno disse...

Também estou nessa....

Já varias datas foram ditas, mas ninguem falou que esse dia ja foi feito em Portugal não do Dia da orientação mas do Fetival de Orientação Nacional "O-CERTAME"em Venda Novas em Outubro de 2005.

Mas valia a pena tentar novamente.

P.s- Parabens por este teu 1ºano de blog e que continues por muitos mais.

orientacao tst disse...

Olá JM
Como é da norma, os meus parabens pelo excelente trabalho apresentado neste blog que já se tornou visita obrigatória dos orientistas.
"Vamos nessa" pois o sonho será realidade, basta unir vontades, assentar ideias, pés ao caminho, e estaremos todos, ao mesmo tempo, numa actividade de Orientação.
Um grande Oriabraço
André

Luís Santos disse...

Também eu gostaria de participar nesta merecida homenagem que todos estão a fazer ao blog da Orientação portuguesa. Sem menosprezo pelos outros, este é um blog que me faz feliz. Veio ocupar na orientação portuguesa um espaço que nunca antes existiu e faço votos para que todos continuem a apoiar e a contribuir para enriquecer este trabalho.

Em relação ao dia da orientação ainda no passado sábado, dia 15 de Novembro, houve um artigo do Joaquim que me deixou estarrecido. Pensar que ainda há 3 ou 4 anos era inimaginável haver mais que um evento de orientação por dia em território nacional e quando li aquele artigo com eventos de orientação por todo o território português, fiquei maravilhado. E não foi nada organizado... Imaginem se nos organizarmos...

Nenhuma modalidade tem uma capacidade de trabalho como a nossa (cálculo que pelo menos um em cada 3 praticantes regulares seja também trabalhador voluntário da orientação) por isso se não formos nós a conseguir uma mobilização destas ninguém consegue.

Quanto aos clubes acho que não vai ser difícil mas se conseguirmos também mobilizar todos os professores de educação física e todas as unidades militares que praticam ou que têm noções de orientação, bom, aí vai ser mesmo um grande dia da Orientação Portuguesa.

E o dia, quem o escolhe? :-)

Orientovar, faço votos para que contes muitos anos como este primeiro!

Saudações para todos,
Luís Santos

Mário Santos disse...

Parabéns ao Orientovar e ao seu autor!

Saudações,

Mário

ILCO disse...

Keep on the good work.
O DNO é uma boa ideia mas não estou a ver os anafados deputados a votar uma coisa dessas...

maria sa disse...

Cícero disse: Sonhos são como deuses, se não se acredita neles eles deixam de existir.
Porque não acreditar no sonho do Dia Nacional da Orientaçao e fazer com que ele aconteça?

Os meus sinceros parabéns ao Orientovar e ao seu mentor!Felicidades!

Maria Sá

Ana disse...

Estou a ver que não vim a tempo de ajudar a apagar a vela, mas com tanta gente que cá esteve, deve ter sido uma linda festa!
Embora atrasados, aqui vão os meus mais sinceros Parabéns! Espero que se festejem muitos mais, pelo menos até eu poder assistir (egoísta!!), o que não é difícil, uma vez que ainda agora começou…
Em relação ao Dia Nacional da Orientação, acho que sim!
“Querer é Poder!” e “A União faz a Força!”, portanto, é só todos trabalharmos para isso.
Em relação ao dia… talvez num qualquer de Outubro, quando toda a gente está cheia de “Saudades” da Orientação, para além de ser um mês muito equilibrado…

Ana

Jan Kocbach disse...

I'd be happy for some more English language news, as I would come by more often reading then:-) But very good work indeed! Jan K.

António disse...

Deixo também os meus parabéns a todo o contributo que o Joaquim Margarido tem dado à modalidade e faço votos que assim continue por muitos e bons anos.

Quanto ao Sonho só temos de passar à acção ... eu estou disponível desde já.

António Amador

Ana Coradinho disse...

Olá.
Parabens ORIENTOVAR.
Parabens MARGARIDO.
Parabens pelo excelente trabalho.
Acho este blog espectacular, visito-o todos os dias, pois é um sitio que está sempre actualizado e tem histórias muito interessante.
Ter Dia Nacional da Orientação é uma ideia muito boa. Ter um dia especial só para a pratica de orientação.


Beijos
Ana Coradinho

Guilherme disse...

Parabéns, mas mesmo muitos Parabéns! Este Blog é actualmente o melhor transporte da modalidade para todos, pela qualidade dos textos, pela pontualidade na informação, pela oportunidade que coloca os temas, pela frontalidade do jornalismo praticado. Sim, este é um verdadeiro jornalismo de um profissional que em tudo promove a modalidade ao seu melhor nível. Tenho a certeza que para muitos, tal como para mim, este hábito de ler o "orientovar" pela manhã já faz parte da vida, como a orientação.

O Dia da Orientação é uma ideia brilhante e temos muitas formas de a tornar realidade. Portugal somos todos nós e todos os lugares são potenciais arenas de Orientação. Proponho um evento Nacional com WorkShops da modalidade, bem publicitado e promovido por Todos Nós e num sitio ou sitios emblemáticos (será que chegam as balizas? ;)).

Às 11 no Farol

paulopt disse...

é sempre bom,ler ORIENTOVAR.

Quanto ao Dia Nacional de Orientação...
com o que conheço da malta da orientação, basta querer...

não precisamos da AR, que esses andam desorientados de todo.

Força, marquem a data...

José disse...

Parabéns

DIA DA ORIENTAÇÃO, acho genial. Cá o velho também alinha nessa.

Abraço.José Grada Clube TAP.

andreiasilva disse...

Parabéns!!
Um blog com 1 ano de vida mas com um conteúdo que o faz parecer muito mais velho.
Um site que visito todos os dias em busca de noticias e novidades deste grande desporto que todos amamos.
Dia nacional de orientação? só depende de nós, orientistas, tornar esse sonho realidade, a união faz a força... é realmente uma ideia fantástica.

Andreia Silva

ana, fernando, joaquim, jorge, orlando e zen disse...

Querido Amigo,

Mais vale tarde que nunca!...

É com enorme alegria que vejo que este Blogue foi contemplado com 36 comentários!

Salvo melhor opinião, é a manifestação clara de reconhecimento do empenho, competência, capacidade e paixão pela modalidade!

Obrigado Margarido por este naco de “pão” que nos ofereces (quase) todos os dias!

Parabéns por este 1º aniversário e que contes muitos!

Por fim, uma palavra de apreço e agradecimento à família Macedo pelo o apoio e paciência para com este valioso contador de histórias…

Quanto ao sonho…claro que estou nessa!!!

Aquele forte e grande Abraço.

Orlando Duarte

Paulo Franco disse...

Parabéns OrientOvar, Parabéns Joaquim!

Faço votos de poder voltar a este sítio daqui a um ano (e muitos mais) com o mesmo entusiasmo e expectativa de ler os deleites das "histórias não são nada, quando não temos a quem contá-las" :).

Como realizar um sonho!? Neste caso... muito trabalho... muito trabalho!

Mãos à obra?

1. Que dia deverá ser este o "Dia Nacional de Orientação"?
2. Deverá ser num feriado? Ou associado a qualquer outro dia de comemoração nacional / mundial. Ex.: dia da árvore / floresta (como referiu o BN)
3. Num determinado FDS de qualquer mês?
4. O que é preciso para oficializar este dia?
5. Quem vai liderar esta iniciativa? Qual é o plano?
6. Estou obviamente disponível para ajudar no que for preciso!

Hugo disse...

Por tudo o que o Orientovar trouxe à Orientação nacional neste ano, elevando a qualidade jornalística da análise de provas e outros eventos a um patamar bem no cimo da pirâmide de qualidade, está claramente de Parabéns.
O dia Nacional da Orientação será sem dúvida uma excelente acção. Certamente, com o contributo de todos dignificará ainda mais a nossa Orientação e todos os praticantes.

Espero dar aos parabéns ao Orientovar muitos anos, pelo bem essencial que é na Orientação.

Abraço
Hugo Borda d’ Água

António Almeida disse...

parabéns pelo 1º ano, não pratico orientação mas gosto muito do que escreve e como escreve, aqui e noutros espaços onde está presente.
António Almeida

Aires disse...

Olá

Muitos parabéns ao Orientovar e ao Margarido. Chegou devagarinho, mas tornou-se em algo realmente novo que nunca tínhamos tido na Orientação: notícias e histórias quentinhas todos os dias!

E após cerca de oito anos em que nos meus computadores a página de abertura da internet foi www.fpo.pt, eis que finalmente mudou… para www.orientovar.blogspot.com

Quanto ao Sonho, parece-me que se devia começar de dentro para fora, pegando apenas no que já temos: capacidade de organizar por parte dos clubes, só que todos em simultâneo numa primeira edição. Imaginem se todos os clubes organizassem uma prova nesse dia! Cada clube com o objectivo de levar o máximo número de pessoas a experimentar na sua prova. Cada clube então individualmente fazia os contactos necessários com as Instituições necessárias para ter o máximo número de pessoas em prova a uma determinada hora de um determinado dia….
Depois se veria aonde o Sonho nos transportava…

Abraços Orientados
António Aires

Ana Filipa disse...

Os meus Parabéns pelo excelente trabalho!

E, muito sinceramente, "eu estou nessa"! No entanto, enquanto não o tivermos, esse dia pode ser "nosso" quando nós quisermos! Temos os campeonatos nacionais, por exemplo... Porque não dedicar um dos dias dessas provas a toda a Orientação Portuguesa? No fundo é isso que fazemos, mas.. E que tal convidarmos todos os Portugueses a participarem?! ;)

Ana Filipa Silva

Jorge Dias disse...

Olá Margarido,
Mais uma vez PARABÉNS pelo excelente trabalho de divulgação da nossa modalidade. Só alguém com uma grande PAIXÂO e dotes de verdadeiro CRONISTA poderia alimentar dia a dia, e de modo tão variado, este NOSSO blog.
E para o dia da orientação eu também estou nessa.
Abraço
Jorge Dias

Mário Duarte disse...

Boa Noite para todos,
esta é a primeira vez que em qualquer blogue ou forum de orientação, eu comento algo, mas nesta hora não poderia deixar passar em claro o desejo, de dar os meus sinceros parabéns ao "senhor" Margarido pelo aniversário, de uma nova forma de comentar o nosso desporto.
Parabéns pelo seu jeito de escrever e falar, brincando por vezes com as palavras, mas sempre de forma leal e honesta, vestindo apenas a camisola da orientação.

Quanto ao dia nacional da nossa modalidade, como praticante à longos anos de orientação seria com muito agrado que participaria de alguma forma nessa iniciativa.

Mais uma vez muitos parabéns, e que continue por muitos mais anos, muito obrigado

Raphael disse...

Estou nessa !

Direto do Brasil, COUFRJ !
parabens pelo blog e pela ideia...

Joaquim Margarido disse...

Olá.
Todas as iniciativa deste género são de louvar.
Julgo ser uma Estratégia que se vai tornar importante para continuar com a divulgação e reconhecimento da modalidade e garantir um desenvolvimento entroncado em pilares que consigam dar resposta em tempo ao aparecimento de novas participantes.
Permitirá em simultâneo ser mais uma moeda forte para, quiçá, negociar novos apoios nos órgãos próprios governamentais.
Força e que a FPO agarre o projecto.
Faltará escolher o dia! O POM é uma data ímpar da nossa modalidade.

Tiago Lopes

Nuno disse...

Acabei de conhecer o Orientovar e quero desde já felicitar o seu autor e dar os parabéns pelo trabalho apresentado.
Em relação ao dia da Orientação julgo que seria muito bom acontecer algo promovido por todos quanto fazem Orientação. Quanto ao dia será preciso decidir e julgo que esse passo terá de ser dado pela entidade mais elevada na Orientação em Portugal (julgo a FPO). Julgo que não teria de ser um dia fixo, mas antes um dia que marcasse algo importante para todos os Orientistas e avançaria com o dia que todos os anos arrancasse com a época de Orientação ou seja o dia que oficialmente começasse a época de cada ano. Poderíamos tentar associar essa iniciativa com o início do ano lectivo com actividades em diversas escolas pois aí está o futuro da Orientação (nos mais novos).
Vamos tornar o sonho Realidade já para a próxima época ou quando for decidido. Podem contar comigo.

Nuno Vicente

Espanhol disse...

Parabéns Orientovar...

Curiosidades: O dia Nacional da Orientação na Austrália é o 1º Domingo de Maio.
http://www.orienteering.asn.au/events/national_day/

Depois do nosso dia Nacional, porque não um dia Internacional da Orientação?

Abraços e continuação de um excelente trabalho...

Hugo Velez