domingo, 16 de novembro de 2008

HISTORIAL DA ORIENTAÇÃO NA ARGENTINA


1996
. Criação da Federación del Deporte Orientación de la República Argentina.


1999
. Primeiro Campeonato Nacional de Orientação da Argentina, nos bosques de Ezeiza (Buenos Aires).


2003
. Terceiro curso de Cartografía específica (1º nível), realizado no Instituto Superior de Educación Física, em Bella Vista;
. Primeiro e segundo Evento de Pré-Orientação, em Ezeiza.

2004
Peo Bengtsson visita a Argentina, depois de já o ter feito em 1973, 1991, 1995, 1997 e 1999.

2005
. Curso de Organização de Eventos de Orientação, levado a cabo pela Secretaria do Desporto da Nação;
. Curso de Mapeadores Nivel 1, realizado na Universidade de Flores;
. Primeira Corrida de Orientação para toda a Família, em Palermo Rosedal.

2006
. Segunda Corrida de Orientação para toda a Família, em Palermo Golf;
. 28 de Abril - Fundação da ADORA - Asociación del Deporte Orientación de la República Argentina;
. Dezembro - Corridas de Orientação em Ezeiza, Puerto Madero, Tandil e Concórdia, que coincidiram com a visita de Peo Bengtsson e o “tour” promocional do desporto na América do Sul do WWOP (World Wide Orienteering Promotion 2006).

2007
. 23 de Setembro – Terceira Corrida de Orientação para toda a Família, no Parque Pereyra Iraola de Gonnet.
. 15 e 16 de Dezembro - Organização do VI Campeonato Mercosul de Orientação, nos Bosques de Ezeiza.

2008
. 18 a 20 de Abril – Primeiro Curso Teórico-Prático de Orientação convocado pelo Prof. Ricardo Solano, presidente do Club Andino Aluminé, Neuquén, e apresentado pelo Vice-Presidente da ADORA, Rafael Melero, no qual participaram professores de Educação Física, corredores de aventura, desportistas de kayak e público em geral;
. 30 e 31 de Maio - Jornadas de Competência a Guias de Turismo, a cargo de Gisela Reynoso. A acção baseou-se na preparação de Jogos de Orientação para serem desenvolvidos em complexos hoteleiros, em vários pontos do País, com crianças e adolescentes de distintas instituições educativas da Capital e do Grande Buenos Aires.
. Junho - Jornadas de Competência nos Distritos Escolares 14 e 15 de Capital Federal, dirigidas a professores de Educação Física desses distritos. O tema desenvolvido foi "A Orientação na Escola", apresentado pela Lic. Corina Mas Albert e pela Professora Beatriz Maveroff.
. 12 de Julho - VideO-conferência sobre o desporto Orientação, levada a cabo na Cafetaria do Círculo de Policia Federal, pelo Prof. Rafael Melero.
. 8 e 9 de Agosto – Primeiro Curso Teórico – Prático em meio natural, em Aguilares – Tucumán, organizado pela Associação de Professores de Educação Física (Tucumán) e pela FIEP. Prelector, Prof. Rafael Melero.
. 10 de Agosto – Corrida do Dia da Criança, no Círculo de Policia Federal, organizada por Marcelo Hernández, Marcio López y Natalia Saraceni (CPF), em conjunto com Rafael Melero. A organização da Corrida em si, esteve a cargo de María Laura Frutero e Gisela Reynoso, membros da ADORA e por Carolina Martín e Nicolás Souto, ambos professores de Educação Física e desportistas de Orientação.
. 24 de Agosto - Curso Teórico - Prático de Orientação, levado a cabo pela Lic. Lorena Kleinmann (Presidenta de ADORA) num clube de Miami, Estados Unidos.
. 25 de Agosto - O trabalho realizado pelo Prof. Rafael Melero, em colaboração com Maria Laura Frutero e Gisela Reynoso, sobre "O Desporto orientação como Ferramenta de Inclusão Social", foi seleccionado para ser apresentado no II Congresso Nacional de Desporto Social, para a Área de Competências da Secretaria do Desporto, Ministério de Desenvolvimento Social. Cabe destacar que este tema foi o produto do excelente trabalho realizado pelo Prof. Rafael Melero em 2007, com líderes da Igreja Caacupé da Villa 21, de Barracas.
. 11 e 12 de Setembro - Divulgação da Orientação na localidade de Apostoles, na Província de Misiones, a cargo de Prof. José Otavio Franco Dornelles (presidente da CBO) e Nairon Silva Oberto, juntamente com o Professor de Educação Física, Yuri Macuglia Oberto.
. 21 de Setembro - Corrida do Dia da Primavera, no círculo de Policia Federal.


Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: