sexta-feira, 28 de novembro de 2008

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Arranca hoje e prolonga-se até ao dia 9 de Dezembro a votação para “The Orienteering Achievement of 2008”. A iniciativa, promovida pelos portais World of O e Ultimate Orienteering, visa premiar o grande feito internacional da Orientação, nas categorias masculina e feminina, neste ano que caminha a passos largos para o seu final. Para votar, basta aceder à página respectiva, clicando na imagem acima ou no “link” colocado na barra lateral direita, junto aos contadores (o Orientovar agradece que o faça a partir do blogue). Entretanto, são já conhecidos os melhores orientistas juniores 2008, da votação para “The Ultimate Junior Orienteer 2008” e que terminou na passada terça-feira. Johan Runesson e Beata Falk, ambos da Suécia, levaram de vencida a respectiva votação com 40,2 % e 33 % dos votos, respectivamente. Para conhecer melhor estes dois grandes nomes da Orientação mundial, leia as entrevistas em http://www.ultimate-orienteering.com/?p=460 e http://news.worldofo.com/2008/11/13/presentation-beata-falk/ .

2. Numa entrevista concedida no passado dia 8 de Novembro à Revista de Atletismo, António Rodrigues salientou que uma das prioridades da actual Direcção da Federação Portuguesa de Orientação prende-se com “a aposta num Director Técnico Nacional, alguém que veja a Orientação como um todo, que esteja no terreno a contactar mais de perto as Escolas e os Clubes, que tenha uma visão global da situação e que nos dê perspectivas futuras de evolução da modalidade” [N.R. - A entrevista poderá ser lida na íntegra na edição de Dezembro da Revista de Atletismo]. Os primeiros reflexos desta postura prendem-se com a abertura de concurso para o cargo de Director Técnico Nacional. A apresentação de propostas dos potenciais candidatos decorre até hoje (ou 30 de Novembro, envio por correio electrónico) e o processo estará concluído na primeira quinzena de Dezembro, altura em que a Direcção da FPO tomará uma decisão sobre as propostas recebidas. Assim é que é falar. Prometeu e está apostado em cumprir!

3. Atravessamos uma era particularmente activa. O lançamento ou ressurgimento de páginas pessoais relacionadas com a Orientação na blogosfera é uma constante e o conhecimento da modalidade sai reforçado com esta dinâmica. Vem isto a propósito do blogue do António Marcolino [ver aqui] onde, sob o lema “Uma Vida Correndo em Busca do Melhor!!!”, o atleta e treinador do Grupo Desportivo 4 Caminhos desenvolve a sua paixão pela Orientação, e não só… Revelando que a página foi criada “há cerca de um ano, para aí colocar algumas referências sobre treinos e outras informações úteis para os meus atletas”, António Marcolino volta à carga agora com mais energia, vendo nesta ferramenta a utilidade de “dividir com as outras pessoas tanto o que aprendemos como aquilo por que passámos.” E termina com uma convicção: “A partir de agora vou ter de me esforçar para o manter o mais actualizado possível, incidindo mais nos artigos referentes a planeamentos e métodos de treino.”

4.
O .COM – Clube de Orientação do Minho, foi nomeado para o Troféu “Reconhecer o Mérito”, do Instituto do Desporto de Portugal, cuja cerimónia se realiza no Governo Civil de Braga, no dia 2 de Dezembro, pelas 17h00. A distinção tem por base, entre muitos outros aspectos significativos, o reconhecimento do excelente trabalho do clube, tanto ao nível da dinamização da prática desportiva juvenil, como na formação de praticantes jovens. Para Carlos Pires, Presidente da Direcção do Clube de Orientação do Minho, “o resultado deste trabalho fica a dever-se em grande medida aos nossos parceiros e a todos quantos connosco colaboram e nos apoiam.” Para o .COM, com vossa licença, vai o meu louvor da semana.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

Sem comentários: