quinta-feira, 30 de outubro de 2008

PELO BURACO DA FECHADURA...


Seis semanas após a prova de Mora e o XVI Troféu do CPOC, a Taça Pedestre FPO Sul 2008 / 2009 regressa ao Alentejo. Pelas mãos do Gafanhori, Arraiolos recebe no próximo fim-de-semana a 3ª etapa da competição. Trata-se do II Troféu do Sabugueiro e Tiago Aires ajuda-nos a espreitar pelo buraco da fechadura…

“Um fim de semana memorável… 2 dias : 2 h : 21 m : 17 s” … Quem abre a página da prova depara-se com uma contagem decrescente que nos faz antecipar um Troféu que tem tudo para agradar a todos. Mapas novos, terrenos espectaculares com muitos detalhes rochosos, o garante de qualidade do nome de Tiago Aires como Traçador de Percursos, o espectáculo das Estafetas e o bem receber das gentes de Arraiolos são motivos mais do que suficientes para mobilizar esforços e vontades e levar a comunidade orientista a rumar ao Sabugueiro.

Tendo Raquel Costa como Directora da Prova e Nuno Rebelo no cargo de Supervisor FPO, o II Troféu do Sabugueiro aproxima-se a passos largos das três centenas de inscritos. Merece uma especial referência o facto de uma boa parte dos participantes serem o resultado do trabalho de promoção e divulgação da modalidade junto da população local. Tiago Aires volta a assumir o papel de “relações públicas” e responde a algumas questões colocadas pelo Orientovar. Em jeito de apresentação, aqui fica o resultado dessa conversa.

“A Estafeta é a prova-rainha da Orientação”

Trabalho de cartografia com mapas novos, terrenos e percursos devidamente adequados a cada escalão, pontos de espectadores, speaker… Tanta atenção e cuidado para uma prova regional quer dizer o quê?

Mapas novos, a nosso ver, têm uma grande importância. O evento é apenas um primeiro momento, sendo o mapa a nossa principal ferramenta e a partir daqui ficamos com mais um instrumento para treinar. A forma mais fácil de justificar a produção de mapas é com a realização de um evento. Quanto ao facto de termos ponto de espectadores nas provas e, em particular, três pontos de espectadores na Estafeta, é uma estratégia de divulgação da modalidade e também uma forma de preparar os nossos atletas para a pressão de um evento. Para nós a prova seja Regional, Nacional ou Local, tentamos sempre conferir-lhe os condimentos que nos parecem fundamentais para um bom evento.

O Campeonato Regional de Estafetas, no sábado, colhe uma boa fatia do interesse. Mas há também Sprint e Distância Longa a contar para a Taça FPO Sul e há um Troféu em disputa que deverá resultar dum qualquer somatório. Pedia-lhe que detalhasse o Programa e nos esclarecesse neste e noutros pormenores?

Normalmente poucos clubes querem organizar Estafetas. Nós candidatámo-nos e estamos muito empenhados. Adoramos Estafetas e pensamos mesmo que a Estafeta é a prova-rainha da Orientação. O Sprint que se realiza ao final da tarde é a repetição do mapa já existente no Sabugueiro, numa fantástica encosta com detalhes rochosos. Por fim no Domingo teremos uma Distância Longa num terreno que parece ser mais simples, mas que a constante vegetação rasteira de fácil progressão nas zonas de floresta vai ser uma surpresa.

“Teremos um bom desafio”

Com que apoios contam neste II Troféu do Sabugueiro? São os suficientes?

A Câmara Municipal de Arraiolos, a Coop, Junta de Freguesia do Sabugueiro e de S. Pedro da Gafanhoeira, o Centro Paroquial e Social de S. Pedro da Gafanhoeira, MonteACE. No fundo parceiros que já nos apoiam praticamente desde o inicio.

Terrenos óptimos, percursos desafiantes, óptima gastronomia e excelentes prémios para os vencedores. É isto que prometem. Seria possível pormenorizar?

Os terrenos e os percursos são, a nosso ver, o mais importante. Nesse aspecto penso que mais uma vez teremos um bom desafio. O mapa é novo e é a continuação do mapa que foi utilizado no Campeonato Nacional de Desporto Escolar do ano passado (Estrelada). Curiosamente este mapa já fica perto da zona onde será a nossa primeira prova nacional em Janeiro de 2010, a nossa grande aposta organizativa. A gastronomia estará presente na arena dos eventos e teremos a possibilidades dos participantes almoçarem por um preço simbólico enquanto acompanham a prova dos colegas.

“Mobilizar as pessoas do Distrito”

De que forma espera que os participantes correspondam ao vosso esforço?


Esperamos ter muitos inscritos. Neste momento estamos nos 286, mas esperamos ultrapassar os 300. Gostaríamos que as pessoas fiquem agradadas com um fim-de-semana de Orientação. E que compreendam que este é um clube formado por 85% de jovens que querem a pouco e pouco organizar eventos cada vez mais sólidos.

Relativamente ao Troféu, deixe aqui o maior de todos os desejos?

Que fosse possível mobilizar as pessoas do Distrito e em particular do concelho de Arraiolos. Que tudo corra da melhor forma e se possível sem chuva.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO
.

1 comentário:

Vitor disse...

"Mas há também Sprint e Distância Longa a contar para a Taça FPO Sul e há um Troféu em disputa que deverá resultar dum qualquer somatório"....O Tiago na resposta infelizmente não clarificou este aspecto.
Segundo penso ao contrário do que está no OASIS a prova de sprint não conta para o Regional Sul, nem deve existir nenhum somatório com a Longa pois os escalões são diferentes. Ou será que estou enganado? Seria bom que fosse clarificado este assunto no site da prova.