quarta-feira, 22 de outubro de 2008

ESTATÍSTICAS OFICIAIS DA ORIENTAÇÃO 1998 / 2008 (II)

Publicamos hoje a segunda parte das conclusões de Luís Santos, a propósito das "Estatísticas Oficiais da Orientação 1998/2008”. No que respeita à Orientação Pedestre, aqui ficam algumas curiosidades.


, Dos 44 títulos nacionais colectivos atribuídos em 2007/2008 só 2 não ficaram nas mãos dos 5 clubes dominadores da actualidade (COC, Ori-Estarreja, CPOC, ADFA e GD4C): Um para os jovens do CLAC e outro para as veteranas do Mafra.

, Andreia Silva, Santos Sousa e Manuel Dias foram os únicos atletas que ganharam tudo o que havia para ganhar individualmente. Todavia, nenhum deles conseguiu juntar aos títulos individuais todos os títulos colectivos possíveis. Andreia Silva foi a que mais se aproximou, falhando apenas o título de Estafetas.

, Tiago Aires obteve a sua primeira Taça de Portugal sénior, interrompendo a série de seis títulos consecutivos de Marco Póvoa.

, Raquel Costa alcançou Emília Silveira e foi a primeira vez que conseguiu defender o título obtido na época anterior.

, Marco Póvoa e Joaquim Sousa, no seu conjunto, obtiveram 2/3 dos títulos seniores disputados até hoje.

, Nenhum jovem conseguiu até hoje conquistar 4 Taças de Portugal mas Joana Costa é a atleta mais próxima de poder vir a alcançar tal desiderato.

, O mais jovem dos veteranos que já conquistaram pelo menos 2 Taças de Portugal é Santos Sousa que leva já 7 (e há 2 épocas fez Elite sendo já H40, classificando-se em 4º lugar)...

, As 5 atletas veteranas com mais Taças de Portugal são todas do COC.

, Dos 5 atletas com mais títulos nacionais obtidos nas camadas jovens, quer em masculinos quer em femininos, apenas um conseguiu revalidar o título em seniores: Maria Sá. Dos outros 9, todos são já seniores mas nenhum ganhou nada no escalão máximo.

, Dos veteranos campeões com mais de 5 títulos obtidos, apenas um não está em actividade: Francisco Pereira, do CIMO.

, Maria Palmira, apesar de não ter acrescentado nada ao seu palmarés em 2007/2008, continua a liderar a tabela de vitórias individuais com 27.


, Neste top 10 de vitórias de sempre, o mais jovem masculino é precisamente o líder, enquanto a mais jovem feminina é Maria Sá.

, Dos clubes activos, apenas 3 já obtiveram títulos colectivos seniores masculinos (COC, CPOC e ADFA).
.

, ADFA e o seu antecessor (Lusitano GC) ganharam mais títulos seniores (59) que os outros clubes todos juntos (56)!

, Dos 46 clubes classificados no Ranking de Clubes 2007/2008 apenas 15 já venceram algum título colectivo.
.

Sem comentários: