quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DUAS OU TRÊS COISAS QUE EU SEI DELA...


1. Luís Pereira volta “à carga” com um tema que marcou a pré-temporada: “Nas provas individuais, os atletas devem navegar e progredir sozinhos” (julgo que o António Aires terá escamoteado propositadamente a pontuação no final da frase). Fá-lo no seu jeito muito peculiar, brincando com as situações enquanto vai chamando a atenção para aspectos bem mais sérios. Concorde-se ou não com o Luís, esta é mais uma “achega” que merece a nossa particular atenção, quanto mais não seja pela boa disposição que a leitura do texto proporciona. Tudo para conferir em http://www.ammamagazine.com/Reportagens/Orientacao/LuisPereira/provavelmente.htm.

2. Está aí a Convocatória de atletas para o XVI Campeonato Ibérico 2008, que se disputará em Idanha-a-Nova no primeiro fim-de-semana de Dezembro. São 28 os atletas eleitos pela Comissão Técnica para as Selecções, oriundos de 10 clubes. Apesar de ausente nos escalões de Juvenis e Cadetes, o COC – Clube de Orientação do Centro, contribui com a maior fatia (8). Seguem-se ADFA e Gafanhori, com 4 atletas cada. Para os mais curiosos, aqui fica a relação de convocados: Juvenis – João Mega (CN Alvito), Rafael Miguel (Ori-Estarreja), Mariana Moreira (CPOC) e Joana Costa (GD4Caminhos); Cadetes – David Sayanda (Ori-Estarreja), Manuel Horta (Gafanhori), Isabel Sá (GD4Caminhos) e Ana Coradinho (Gafanhori); Juniores – Tiago Romão (COC), Jorge Fortunato (Ori-Estarreja), Andreia Silva (COC) e Catarina Ruivo (COC); Seniores – Tiago Aires (Gafanhori), Joaquim Sousa (COC), Celso Moiteiro (COC), Pedro Nogueira (ADFA), Raquel Costa (Gafanhori), Lídia Magalhães (ADFA), Susana Pontes (CPOC) e Patrícia Casalinho (COC); Veteranos I – Santos Sousa (ADFA), Rui Botão (CPOC), Paula Nóbrega (Orimarão) e Anabela Vieito (COC); Veteranos II – Mário Duarte (ADFA), Manuel Luís (CP Armada), Luísa Mateus (COC) e Fernanda Ferreira (DA Recardães).

3. Na minha habitual rusga por “sites” e “blogues” relacionados com a Orientação, “tropeço” no interessantíssimo e actualizadíssimo “Orienteering Austrália”, a página oficial da Federação australiana. Lá encontro uma referência ao número de Setembro da Revista “The Australian Orienteer”, com o destaque da capa a ser dado a Natasha Key e ao seu título de Campeã do Mundo W35 de Distância Longa, alcançado em Pedrógão. Com a curiosidade aguçada, fui espreitar o WMOC 2009, que terá lugar lá para Outubro do próximo ano, precisamente na Austrália, em Sidney e em Lithgow. Fico a perceber que o WMOC’09 será apenas uma das 28 modalidades que constituirão os Jogos Mundiais de Veteranos. “Fit, Fun & Forever Young” é o tema dum evento que vai já para a sua 7ª edição - depois de se ter disputado em Toronto (1985), Copenhaga (1989), Brisbane (1994), Portland (1998), Melbourne (2002) e Edmonton (2005) -, e que promete festa redobrada. No que à Orientação diz respeito, os organizadores australianos parecem apostados em não deixar o trabalho todo para a última da hora. O “site” oficial da prova (
http://www.wmoc2009.orienteering.asn.au/) está a funcionar desde 1 de Fevereiro, as inscrições abriram a 2 de Junho e os mapas da prova de Distância Longa estão praticamente concluídos. O primeiro Boletim também já se encontra disponível e pode visualizá-lo aqui.

Saudações orientistas.

JOAQUIM MARGARIDO

.

1 comentário:

paulopt disse...

Estou com o Luis Pereira,
será da idade? mais moderados?.